Emagrecer entre 1,5kg e 4kg em apenas uma semana, sem precisar contar calorias ou eliminar determinados alimentos do cardápio. A ideia pode soar bastante atraente e é uma das bases do jejum intermitente, plano que indica a regulação do período das refeições e não o que é colocado no prato.
O chamado protocolo 16/8 é um dos métodos mais conhecidos de jejum e consiste em fazer refeições normais durante 8 horas do dia e ficar sem comer nada pelas próximas 16 horas. Entenda o que acontece com o corpo e o que você pode sentir ao experimentar a dieta no período de uma semana.
Efeitos do jejum intermitente por 7 dias
Antes de mais nada é preciso ressaltar que todo e qualquer tipo de dieta precisa ser orientado por médicos e nutricionistas. Somente profissionais de saúde podem indicar o plano alimentar que mais combina com seu perfil e seus objetivos.
Bastante polêmica, a dieta do jejum intermitente tem críticos e defensores que listam uma variedade de benefícios e possíveis prejuízos que o método pode trazer, especialmente se realizado de forma inadequada.
Efeitos positivos do jejum intermitente
De acordo com médicos e nutricionistas que apoiam o plano alimentar, passar horas sem comer nada e fazer refeições normais durante apenas um período de tempo, além de promover perda de peso, faz com que o corpo use seus estoques de energia para sobreviver e, assim, passe a queimar a gordura excedente.
A dieta ainda ajudaria na diminuição de processos inflamatórios, auxiliaria na melhora a produção hormonal e até regeneraria o sistema imunológico, diminuindo os riscos de doenças.
Efeitos negativos do jejum intermitente
De acordo com críticos do plano alimentar, no entanto, passar muitas horas sem comer poderia resultar em cansaço extremo, dores de cabeça, confusão mental e irritabilidade, assim como aumento do desejo por comidas ricas em carboidratos refinados e gordura.
O jejum intermitente, feito sem orientação de um especialista, ainda poderia reduzir a ingestão de nutrientes importantes para o corpo, resultando, a longo prazo, em complicações de saúde física e mental e piora no desempenho dos exercícios físicos.
Fonte: VIX