Freud, ao estudar o funcionamento e a organização mental do homem, percebeu que o aparelho psíquico é organizado por uma sequência de lugares. Cada um deles é dotado de características ou funções diferentes, dispostos numa certa ordem, o que permite considerá-los como lugares psíquicos.
Freud estabeleceu, na sua primeira teoria tópica do aparelho psíquico, que ele se divide em consciente, pré-consciente e inconsciente.
Segundo Freud, o consciente é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo do que estamos cientes num dado momento. É a região clara, a porção mais próxima da superfície do ser, onde fazemos uso de todas as memórias e de todos os conhecimentos adquiridos, deixando-os à disposição do indivíduo (ego) para o processamento do pensamento. É no consciente que encontramos a principal interação do indivíduo com a vida de relação, através da expressão daquilo que chamamos de ego (eu).
Não sendo a consciência tudo o que temos, sabemos que o consciente interage com o subconsciente o tempo todo. Seguindo essa linha, preparamos um teste que é capaz revelar traços da sua personalidade por meio do seu subconsciente. É um teste rápido e muito revelador.
Qual é a primeira coisa que você vê nesta imagem?
Confira o resultado
Referências