A menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando ela não ocorre, e endométrio se desprende.
Esse fenômeno biológico acontece a cada 28 dias. Mas não dá para simplesmente prever o começo do processo. É comum, para falar a verdade, que a menstruação comece mais cedo ou mais tarde do que isso, variando do dia 21 ao dia 40. A menstruação pode durar entre três e oito dias, mas é comumente delimitada em cinco dias.
O sangramento tende a ser mais intenso nas primeiras 48 horas do ciclo menstrual. Quando tudo estiver mais concentrado, o sangue, provavelmente, ficará vermelho. Nos dias mais leves, essa coloração pode mudar e pode ser rosa, marrom ou pretÀa. Em média, é possível perder cerca de 30 a 72 mililitros de sangue, o equivalente entre cinco e 12 colheres de chá, durante o período menstrual.
Menstruação
Quando uma mulher começa a menstruar, os ciclos podem ser mais longos. Isso significa que mais tempo pode passar entre o final de um para o início do outro. O período habitual para uma adolescente pode ser de 21 a 45 dias. Com o tempo, eles ficam mais curtos e previsíveis, com uma média de 21 a 35 dias.
No período que vem antes da menopausa, chamado perimenopausa, várias mudanças hormonais acontecem. Uma delas, é o corpo começar a produzir menos estrogênio. O tempo de uma menstruação para a próxima pode ficar mais curto ou mais longo, e a mulher pode ter sangramento mais forte ou mais leve durante o período menstrual. Essa fase pode durar até 10 anos antes de iniciar a menopausa.
Toda a teoria sobre menstruação pode ser bem conhecida por quase todas as mulheres. Mas o que realmente se passa dentro do corpo feminino pode ser difícil até para elas mesmas entenderem. Agora, imagine para um homem que não faz a menor ideia do que uma menstruação é?
Útero
Imaginando isso, a marca mundial de produtos de saúde e higiene “Essity” lançou um comercial que traz o verdadeiro universo por trás da menstruação. Até mesmo a famosa cólica deu um jeito de aparecer na produção.
O comercial foi feito em parceria com seis animadores e a cineasta Nisha Gnatra. O produto final é uma mistura entre animação e cenas com atores. O objetivo é mostrar aos espectadores o lado real da menstruação.
Vídeo
O vídeo tem pouco mais que três minutos. E ele transita entre momentos marcantes da vida menstrual de uma mulher. Indo desde a menarca até a menopausa.
Entre as várias cenas mostradas está a de um casal de mulheres que tenta engravidar, o sofrimento de uma jovem com cólicas, o “calorão” que chega quando a mulher atinge o fim da sua fase reprodutiva e até o que se passa no útero de uma mulher que decide não ter filhos.
No fim do comercial! uma mensagem é mostrada. Nela se lê: “O prazer, a dor, o amor, o ódio… nunca é simples. Que as nossas #HistóriasDoÚtero sejam ouvidas”.
Como o vídeo tem cenas que podem ser fortes para algumas pessoas, a empresa tomou o cuidado de colocar na descrição do vídeo no YouTube que o mesmo tem imagens de agulhas e cena de perda co bebês. “Nossas #HistóriasDoÚtero nunca são simples. Mas todas elas – a estranha e a maravilhosa; a feliz e a triste – precisam ser ouvidas”, é lido na descrição.
Fonte: Fatos