Embora falhemos mil vezes, temos de ter autoconfiança e autos superação para alcançar nossos objetivos. Não se compare com os outros, mas faça um autoexame para conseguir uma melhor versão de si mesmo.
Em algum momento, todos nós nos sentimos fracassados e, até mesmo, derrotados. Isso não significa que não tenhamos autoconfiança, embora possa ser um sinal de que ela tenha diminuído.
A autoconfiança nos dará forças necessárias para alcançar tudo o que queremos, porque só você sabe quais são seus pontos fortes e quais são os seus limites.
Quer começar a apostar em si mesmo?
Se eu quero, eu posso. Tenha autoconfiança
É claro que não podemos ser bons em tudo e temos nossas limitações em alguns aspectos da nossa vida.
Contudo, se você realmente quiser fazer algo, o que o está limitando a realizá-lo?
Se você der muita importância ao que os outros dizem, se sentir vergonha porque sabe que será mais difícil para você do que para os outros, provavelmente não conseguirá chegar lá, provavelmente não obterá o resultado esperado.
Se você desejar algo, poderá consegui-lo, mas tem que ter claro qual é o seu objetivo.
Nunca deixe se intimidar pelo tamanho que os seus sonhos podem ter. Às vezes nos sentimos pequenos, mas isso não é nada mais do que uma manifestação clara de nossas inseguranças.
Se você quiser algo, lute por isso, porque é provável que consiga.
Aprenderei com meus fracassos
Acreditamos que o fracasso é algo humilhante, algo que deve nos fazer recuar, do qual devemos sentir vergonha. Muitas pessoas têm objetivos brilhantes, mas não conseguem atingir suas metas porque fracassam.
O fracasso não é mais que uma oportunidade de aprender. Uma forma de retornar à realidade, de redirecionar o nosso caminho. Não é errado falhar, porque pior ainda é não ter tentado.
Por isso, nunca se bloqueie por ter falhado, pois até os grandes fizeram o mesmo.
Nunca se compare
As comparações são injustas e nunca fazem bem. Você nunca deve se comparar a ninguém, pois não existem duas pessoas iguais. Todos nós somos diferentes, todos temos fraquezas e pontos fortes diferentes.
O importante é superarmos a nós mesmos e não aos demais.
A autoconfiança consiste em ver a si mesmo como alguém que não precisa “copiar” os outros. Somos únicos e a comparação só irá gerar mais insegurança.
Não deixe isso acontecer. Acredite em si mesmo, porque nas comparações há sempre alguém que sai perdendo.
Concentre-se em suas realizações
Às vezes, apostar em si mesmo não é tão fácil quando as coisas estão indo mal. Embora tenhamos aprendido que as falhas são positivas e importantes para o aprendizado, não conseguimos seguir em frente, nos bloqueamos e continuamente damos com a cara na parede.
Quando isso acontecer, e provavelmente já aconteceu com você mais de uma vez, não se preocupe. Você deve olhar para os objetivos já cumpridos. Não os menospreze!
Observe até mesmo aquelas pequenas realizações já conquistadas, porque todas fizeram uma grande diferença.
Fazer isso o estimulará e permitirá que você resolva melhor os problemas.
As dificuldades nem sempre estão aí, muitas vezes é a nossa maneira de ver as coisas que está errada. Mantenha o foco em suas realizações para aumentar sua autoconfiança e seguir em frente.
Os objetivos devem ser realistas
Não adianta querer aumentar nossa autoconfiança se todos os nossos objetivos na vida forem inatingíveis. Todo o seu empenho, todos os seus esforços para alcançar seus sonhos não darão nenhum resultado.
Isso porque eles não podem ser alcançados.
Por este motivo, é importante que você cogite em realizar pequenas metas que sabe que estão ao seu alcance. Desta forma, evitará acreditar em objetivos mais difíceis de alcançar.
É uma maneira de evitar uma frustração, neste caso, procurada.
Aposte em você
A última dica é apostar em si mesmo, porque a autoconfiança é algo que se desenvolve de forma consciente; pois se você quiser, você pode! É normal que as dúvidas o assaltem ou que você tenha um dia ruim e sua autoestima não esteja 100%.
Apesar de tudo, fique firme e arrisque tudo em si mesmo. Mesmo se você falhar… ainda que seus sonhos se frustrem e apesar de existirem muitas barreiras em seu caminho… Apostar em si mesmo será uma das melhores coisas que você poderá fazer.
Uma aposta na qual você sempre sai ganhando.Você alguma vez já perdeu a confiança em si mesmo? Quantas vezes apostou tudo em você? Se você sentir falta de autoconfiança, esperamos que tudo o que foi mencionado acima o ajude a aumentar a sua confiança em si mesmo.
A partir de hoje você começará a apostar em si mesmo?
Fonte: Melhor com Saúde