7 maiores superstições sobre a morte

A morte é um grande mistério da vida. Para muitos, a vida continua, mesmo depois de fechar os olhos. Para outros, tudo acaba aqui. Muitas são as superstições que fazem a cabeça das pessoas, a respeito desse grande momento da vida humana.

Elas também ajudam as pessoas a entenderem ou suportarem melhor esse momento. Exatamente pela morte ser uma coisa misteriosa, muitas superstições foram relacionadas à ela. Mesmo se você acreditar ou não, o fato é que elas trazem conforto aos que ficaram. Mostramos aqui algumas superstições relacionadas à morte.

1 – Olhos fechados

Quando alguém morre em um filme, por exemplo, as pessoas sempre têm o costume de fechar os olhos dos mortos. Isso acontece porque, de acordo com algumas lendas, o contato visual com um cadáver significa perigo para a pessoa e para sua família.

Algumas outras lendas dizem que um cadáver com olhos abertos está procurando levar alguém, para o lado dos mortos. Existia também a tradição de colocar moedas, em cima dos olhos, para pesá-los para baixo.

2 – Pássaros e a morte

Para os povos antigos, os pássaros tinham um ar de piedade porque voavam pelo céu, assim como deuses. E várias superstições são ligadas às coisas que os pássaros fazem. Um exemplo é o de que, quem ouve o primeiro cuco do ano, enquanto ainda estava na cama, está fadado à morte. E, se por acaso ela não morrer, algum membro da família morrerá em seu lugar.

Outra superstição é a de que, quando um pássaro entra na casa ou aparece na janela, quer dizer que ele está trazendo a morte. Principalmente, se o pássaro for preto.

3 – Prender a respiração

Existe um superstição de que, quando se está passando por um cemitério, se deve que segurar a respiração. Essa superstição disse que as almas dos mortos rondam os cemitérios, esperando a chance de se juntar com os vivos. E uma coisa tão banal, como respirar em um cemitério, por atrair um espírito inquieto para seu corpo.

4 – Trovões

Ir a um funeral, não é uma das melhores coisas. E as pessoas sempre se perguntam como o ente querido deve ter chegado ao outro lado. Às vezes, as pessoas começam a procurar por sinais. E o barulho de trovão, depois de um funeral, é visto como um sinal de que o falecido foi aceito no céu.

A chuva também é um sinal bom de que o morto esteja no céu.

5 – Flores

Colocar flores nos túmulos já é uma tradição tão presente na sociedade, que quase ninguém sabe o motivo por trás disso. Alguns anos atrás, antes de todas as tecnologias modernas para lidar com os mortos, as flores ajudavam a disfarçar o cheiro de decomposição.

A correlação com o cheiro hoje já não é mais recorrente, mas o costume continua. Algumas pessoas dizem que colocar anel de flores nos túmulos mantém os mortos embaixo da terra, onde eles pertencem. E outros acham que as flores acalmam os espíritos malignos.

6 – Morte e gravidez

Por séculos, as grávidas eram aconselhadas a não irem para funerais. Segundo a lenda, as almas, que partiam, podiam ficar na Terra e deixavam as gestantes vulneráveis às almas, em busca de um anfitrião.

Além dessa superstição, as mulheres, só de ir ao cemitério visitar um ente querido, poderiam causar um aborto.

7 – Regra de três

De acordo com uma superstição, quando três pessoas são fotografadas juntas, a do meio estará destinada a morrer primeiro. E uma outra superstição parecida diz que uma mesma chama não pode ser usada para acender três cigarros. Em suma, porque se não a terceira pessoa usá-la, irá morrer.

Fonte: Fatos


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *