Dizem que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Com o café não é diferente. Embora haja alguns benefícios comprovados pela ciência, a bebida quando consumida sem moderação pode ser prejudicial à saúde.
Entre as consequências do consumo exagerado estão insônia, dores de cabeça e problemas gastrointestinais, como refluxo e azia. “Tudo que é consumido em excesso faz mal. Há pessoas que relatam, inclusive, tontura e taquicardia”, explica a nutricionista Alice Maia.
Além desses efeitos, pessoas que bebem café em excesso também podem apresentar:
- Diarreia
- Boca seca
- Tremores
- Ansiedade
- Agitação
- Náuseas e vômitos
- Dor de estômago
É claro que não há problema em tomar um cappuccino de manhã e uma ou duas xícaras de café à tarde. E também não há razão para pânico porque o consumo de café considerado seguro é bastante elevado.
Um estudo realizado pela agência de vigilância sanitária do governo canadense, que virou referência mundial, apontou que a ingestão de 400 miligramas (mg) de cafeína por dia não representa efeitos colaterais significativos em adultos. Para se ter uma ideia isso equivale a 5 xícaras pequenas de café.
Vale dizer que os efeitos variam de indivíduo para indivíduo e, quando se trata de identificar impactos negativos, a melhor solução é observar o próprio corpo.
Fonte: Catraca Livre