Reatar com um parceiro amoroso após uma breve separação pode ser algo comum e até mesmo saudável se ambos reavaliam os sentimentos que nutrem e sentem que a relação merece uma nova chance.
Mas se o comportamento de terminar e voltar várias vezes com o mesmo par, característico dos relacionamentos iô-iô, é muito frequente, pode causar graves prejuízos e ter significativo impacto negativo na saúde física e psicológica.
Relacionamento iô-iô pode causar depressão
De acordo com um estudo recente publicado pela revista Family Relations, a repetição do ciclo de términos e volta de relacionamentos amoroso aumenta as chances de desenvolvimento de doenças, como depressão, estresse, ansiedade e outros transtornos psicológicos.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores fizeram avaliações com um total de 545 participantes (266 em relações heterossexuais e 279 em relacionamentos homossexuais) para identificar os efeitos de uma relação iô-iô entre diferentes tipos de união.
O trabalho científico apontou ainda que a atitude de terminar e voltar constantemente com o mesmo parceiro teve ocorrência muito semelhantes entre casais heterossexuais e homossexuais, mas que a frequência era maior entre casais de homens gays, em comparação com uniões lésbicas ou heterossexuais.
Fonte: Vix