Antes de mais nada, você sabe o que é personalidade? Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de uma pessoa. Sendo assim, podemos afirmar que cada pessoa tem uma personalidade específica, certo? Para pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, as coisas não são bem assim.
Depois de examinar mais de 1,5 milhão de pessoas, os pesquisadores descobriram que existem quatro grupos distintos de personalidade. Tais descobertas estão desafiando até os paradigmas existentes na Psicologia. O estudo usou um questionário com 44 a 300 perguntas. Os participantes do estudo se candidataram como voluntários para responder o questionário em troca de ter informações sobre a própria personalidade.
A partir das respostas dos participantes, também foram apontados cinco traços básicos de personalidade: neuroticismo, extroversão, abertura a novas experiências, simpatia e conscienciosidade. E com o desenvolvimento de novos algorítimos, foram traçados quatro tipos de personalidades:
Regular
Ricas em neuroticismo e extroversão, as pessoas com personalidade regular apresentam baixos níveis de abertura para novas experiências. Geralmente as pessoas com esse tipo de personalidade são mulheres.
Exemplar
Os indivíduos com essa personalidade pontuaram pouco em neuroticismo e alto em todas as outras características. As chances de uma pessoa ter a personalidade exemplar aumenta de acordo com a idade. “São pessoas confiáveis ??e abertas a novas idéias. Essas são pessoas boas para se encarregarem das coisas. Na verdade, a vida é mais fácil se você tiver mais negócios com exemplares”, disseram os especialistas. O estudo também revelou que há mais mulheres com esse tipo de personalidade.
Reservada
As pessoas com personalidade reservada são emocionalmente estáveis, porém não têm abertura ou mesmo neuroticismo. Indivíduos assim não costumam ser extrovertidos, mas são sempre conscientes e agradáveis.
Egocêntrica
E finalmente chegou a hora dos egocêntricos. Esse tipo de personalidade pontua alto em extroversão e abaixo da média em abertura, simpatia e consciência. Os especialistas disseram que esse tipo de pessoa é aquela que você não quer sair. Conforme as pessoas envelhecem, elas são menos egocêntricas.
Os pesquisadores acham que talvez essas categorias possam ajudar os profissionais de saúde a avaliar pessoas com personalidades extremas. E você, em qual dessas personalidades se encaixa? Não esqueça de deixar aqui a sua opinião.
Fonte: Fatos