A nossa mente é extremamente poderosa! Acreditar nisso já é meio caminho andado pra se realizar muita coisa, inclusive aprender como deixar de ser insegura. Tudo que fazemos, e ainda vamos fazer, acontece primeiro em nossa mente. O problema é que a gente não sabe que podemos controlar todo esse poder e deixamos a direção dela à deriva. Ao bel prazer do nosso inconsciente, dos nossos críticos internos. E assim vamos vivendo como se fôssemos um trem desgovernado.
Nosso poder mental pode ser usado tanto para o bem, quanto para o mal. Quando deixamos o controle dessa arma nas mãos do nosso crítico interno, não preciso nem dizer qual vai ser o resultado mais provável, né?
“Não vou conseguir”, “não sou suficiente”, “não sou boa o bastante”. Frases como essas surgem nos nossos pensamentos, e nós nos permitimos acreditar nelas. A partir daí, elas se tornam verdade, porque nos tornamos aquelas pessoas inseguras, que desistem de tudo, ou nem chegam a tentar. Nos colocamos em uma posição de inferioridade e o medo do fracasso, das críticas e da frustração
Ou seja, a insegurança nos paralisa completamente.
Uma pessoa insegura tende a afastar quem está à sua volta. Como é desconfiada, não se conecta, não tem iniciativa e acaba adotando uma postura muito negativa. Isso dá início a um ciclo vicioso, já que ela se sente rejeitada, fazendo com que ela afaste ainda mais pessoas.
E qual a solução pra isso? Como deixar de ser insegura? Bom, a única arma contra a nossa mente é ela própria! Basta tomarmos as rédeas e mudarmos nosso padrão de pensamentos. A mente pensa, ela acredita e ela faz.
Claro que não é como simplesmente apertar um botão. Uma ferramenta tão complexa quanto o nosso cérebro exige comandos muito mais elaborados e que só são aprendidos com prática e muito treino. Por isso, preparei alguns exercícios mentais pra você começar a desenvolver a habilidade de controlar a sua mente, vencer esse fantasma da insegurança e se tornar uma pessoa muito mais confiante, realizadora e feliz!
Como deixar de ser insegura praticando 5 exercícios mentais
1. Ponha tudo no papel
Escrever nos ajuda muito a organizar nossos pensamentos e visualizar melhor as coisas. Portanto, fazer listas e lê-las dá uma concretude fantástica para aquilo que queremos reforçar, ou refletir sobre.
Faça uma lista com todas as suas crenças que te geram insegurança, como, por exemplo: “nunca serei nada na vida”, “nunca termino o que começo”, “nada do que faço é bom o suficiente”, e etc. Depois, busque fatos que contradigam essas crenças. Desconstrua cada frase negativa. Quantas coisas você já terminou? Quantas coisas boas você já fez?
Se for preciso, pergunte para pessoas próximas e queridas que reconheçam as suas qualidades.
2. Acostume-se a buscar soluções pra tudo
Treine seu pensamento para cada vez que tiver uma sensação negativa relacionada a algo, materializar o pior cenário para aquilo e buscar a solução.
Por exemplo: se pensar que não vai conseguir algo, questione qual a pior coisa que pode acontecer se você não conseguir. A partir daí, pergunte qual a solução para esse possível resultado.
Você vai ver que as coisas são muito mais simples do que projetamos e com a solução em mãos para eventuais obstáculos, o medo vai diminuir e a probabilidade de dar errado também. Afinal, você vai agir com mais confiança!
3. Desafie-se
Estabeleça mentalmente para si mesma pequenos desafios ao longo do dia, e cumpra-os! Devem ser desafios realizáveis e você deve começar com coisas simples. O importante é estabelecer prazo e fazer.
No início podem ser coisas como “vou organizar minha mesa de trabalho até o final do dia” ou “vou acordar 10 minutos mais cedo por pelo menos 1 semana”. Depois, passe para desafios maiores como “cozinhar um jantar para alguns amigos no final de semana”. Aproveite para incluir aquela tarefa que você vem adiando a tempos. Acrescente elementos que a deixem divertida como cronometrar o tempo que você vai levar para termina-la ou estabelecer um prêmio ao cumpri-la.
Não pule direto para desafios de alta complexidade. Comece por aqueles que você tem certeza que pode cumprir e que vão aumentar aos poucos a sua autoconfiança.
4. Exercício de Imagem Mental
O objetivo dos exercícios de imagens mentais é fazer a comunicação direta com o nosso inconsciente, que é onde as mudanças efetivamente acontecem. Esse exercício para melhorar a autoconfiança deve ser repetido por 3 ciclos de 21 dias (duas vezes por
dia), respeitando um intervalo de 7 dias entre cada ciclo. Nosso cérebro aprende por repetição e é esse o objetivo dos ciclos (não tem nenhuma mandinga no procedimento, rs).
Para não ter que ficar lendo ou decorando, você pode gravar a sua própria voz e ouvir cada vez que for fazer o exercício, assim você também garante que os comandos serão sempre os mesmos. Então, procure um ambiente calmo e silencioso, sente em uma posição confortável, com os pés firmes no chão, as mãos apoiadas nas pernas e os olhos fechados o tempo todo. Respire profundamente até conseguir um estado de relaxamento e depois dessa tranquilização, focar a atenção na intenção do exercício, ou seja, nos motivos de estar fazendo e no resultado que quer atingir com ele. No caso, adquirir autoconfiança, melhorar a autoestima.
5. Técnica Swish
Essa é uma técnica excelente para mudar estados emocionais, ou seja, pode ser ótima para os momentos em que você estiver se sentindo insegura e quiser mudar sua emoção para confiante!
Basta seguir os seguintes passos:
- Especifique o comportamento indesejado e que você quer modicar (medo de falar em público, por exemplo).
- Crie uma “imagem pista”, que é a imagem daquele comportamento indesejado. Imagine-se vivendo essa cena ou situação, vendo o que viu, ouvindo o que ouviu e sentindo o que sentiu em uma situação semelhante do passado, por exemplo.
- Crie uma “imagem desejada”, ou seja, uma imagem de como você gostaria que fosse quando você obtiver o sucesso no que busca. Nesse caso não se imagine vivendo a situação, imagine-se fora da cena, como se estivesse assistindo a um filme de você mesma.
- Pergunte a si mesma se você tem alguma objeção de alguma parte de você, mesmo que lá no fundo, àquela imagem desejada.
- Visualize as duas imagens lado a lado simultaneamente, porém, a situação indesejada deve estar ampliada e colorida enquanto a situação desejada está pequena e em preto e branco.
- Faça a troca das imagens dizendo a palavra SWISH (ou qualquer outra que seja significativa pra você). Visualize a situação indesejada perdendo cor e se afastando, enquanto a cena de sucesso ganha cores e se aproxima. Essa troca deve ser feita rapidamente.
- Quebre o estado, ou seja, abra os olhos e pense em outra coisa.
- Repita os passos anteriores por pelo menos 5 vezes
Fonte: Superela