Já fizemos varias matéria alertando sobre os riscos do cigarro. Pois bem, caros leitores, hoje resolvemos falar mais uma vez do cigarro, esse maldito vício que tira muitas vidas todos os anos. Vocês já devem ter visto escrito nas carteiras de cigarro a frase: “Esse produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas“. Mas quais substâncias são essas?
Tendo em mente que muita gente sabe que o cigarro faz mal, mas não faz a mínima ideia de quais substâncias estão presente nele, resolvemos fazer essa matéria para vocês. Separamos algumas substâncias mortais que estão presente no cigarro, confiram:
1 – Plutônio
Vocês acreditariam se a gente dissesse que tem uma substância radioativa no cigarro? Pois bem, o plutônio, emissor de radiação alfa, é usado em armas nucleares e é altamente cancerígeno. Esse metal é muito associado ao câncer de pulmão. Seu efeito acumulativo e a ingestão de pequenas quantidades também compromete o bom funcionamento dos rins. Além do plutônio, o cigarro também tem carbono 14, urânio e chumbo.
2 – Nitrosaminas, policíclicos e metais pesados
Você sabia que cada cigarro possui de 1 a 2 mg dessas substâncias? Quando são inaladas, elas se concentram no fígado, rins e pulmão por um período que pode variar entre 10 a 30 anos. Todas essas coisas, incluindo o arsênio e cádmio, são associados a cânceres de pulmão, esôfago, língua (nitrosaminas), mama (policíclicos aromáticos) e de próstata (metais pesados).
3 – Níquel
4 – Terebentina
Terebentina é um líquido obtido por destilação de resina de coníferas. É um líquido normalmente incolor, mas pode se apresentar levemente colorido por causa de alguma impurezas, com aroma forte e penetrante de pinho. A terebentina é muito usada como diluente e removedor de tintas a óleo. Quando alguém inala essas substância, pode provocar irritação nos olhos, desmaios, vertigem e lesões no sistema nervoso.
5 – Benzopireno
Benzopireno refere-se a dois hidrocarbonetos aromáticos policíclicos isômeros, formados pela fusão de cinco anéis: benzopireno e benzopireno. É essa substância que facilita a combustão no papel que envolve o cigarro. O benzopireno pode reagir com o DNA humano, interferindo na reprodução das células. Em um experimento, foi comprovado que o contato da substância na boca de cobaias fez com que elas desenvolvessem tumores.
6 – Monóxido de carbono (CO)
Sabia que o monóxido de carbono que sai dos escapamentos dos carros também está presente no cigarro? O monóxido de carbono se liga às hemácias do sangue de forma permanente. Isso impede o transporte eficaz de oxigênio no corpo. O monóxido de carbono causa dores de cabeça em fumantes que que ficam muito tempo sem o cigarro.
7 – Pesticidas
O alcatrão é o conjunto de substâncias presente no tabaco e que são absorvidas pelo fumante. Já foi encontrado no alcatrão resíduos de um pesticida chamado DDT, que irrita as paredes do estômago e pode causar até náuseas. Para piorar as coisas, boa parte das substâncias tóxicas presentes no cigarro é metabolizada no nosso estômago. Sendo assim as consequências pode envolver gastrite, úlcera e câncer no sistema digestivo.
Mas e você, já conhecia todas essas substâncias presentes no cigarro? Caso você seja fumante, esperamos que essa matéria possa esclarecer sobre os perigos do cigarro e influenciá-lo a parar de fumar.
Fonte: Fatos