O metabolismo vai diminuindo com a idade, mas alguns hábitos também podem prejudicá-lo precocemente.
Antes de qualquer coisa, para ficarmos na mesma página, é importante esclarecer o que é o metabolismo. Esse é o nome dado para um processo metabólico de consumo de calorias que o corpo mantém quando está em repouso. Seu funcionamento pode ser mais ou menos eficiente. Quando essa taxa cai, o corpo não consegue queimar tantas calorias, daí a dificuldade em perder peso.
De acordo com a nutricionista Lara Natacci, as mulheres possuem metabolismo mais baixo que os homens e uma série de fatores influenciam seu funcionamento, como idade, sexo, composição do corpo e estado de nutrição. “Há uma diminuição do metabolismo com o avanço da idade, na desnutrição, na hipoatividade (diminuição da atividade) das glândulas, e em algumas doenças”, explica.
Segundo ela, pessoas com maiores taxas de gordura corporal também possuem gasto energético menor. Além disso, há algumas atitudes e hábitos que podem jogar contra o metabolismo e deixar seu funcionamento mais lento. Confira quais são:
Dormir pouco
Quando não dormimos o suficiente para o nosso corpo descansar, as chances do metabolismo ficar lento são maiores, aumentando a probabilidade de ganhar peso.
Beber pouca água
A água não está diretamente ligada ao metabolismo, mas ela pode, sim, interferir, pois beber água ajuda a consumir menos calorias. De acordo com a coach de emagrecimento Jeanne Lima, isso acontece porque nossa mente confunde sede com fome.
Para saber se está tomando a quantidade ideal para você, Jeanne recomenda observar a cor da urina. “Urina bem clara, quase transparente e com pouco odor significa que você provavelmente está bem hidratado. Urina amarelo forte, pouca quantidade e com odor intenso significa você está precisando aumentar a ingestão de água”, indica.
Passar muito tempo sentado
Em muitas profissões, as pessoas passam longos períodos de tempo sentadas, mas esse é um fator determinante para deixar o metabolismo mais lento. “O ideal é levantar a cada uma hora para andar, ou subir escada, ou dar 10 pulos”, indica a coach.
Ficar sem comer por muito tempo
De acordo com a nutricionista Lara Natacci, longos períodos de jejum também podem diminuir o gasto calórico. O que acontece é que com a ingestão de poucas calorias, o corpo sente que o alimento é escasso e reduz a velocidade e intensidade da queima de calorias.
Fonte: Catraca Livre