A sensação de vício em comidas é um fenômeno real dentro do nosso organismo. A ciência descobriu há algum tempo que existem alimentos que de fato tem o potencial de viciar mais até do que algumas drogas.
Dependência em comida
Alimentos que viciam: quem são eles?
Estes alimentos são justamente os que têm grandes quantidades de gordura, açúcar, sal e farinha refinada. Isso porque algumas substâncias que estão presentes neles são responsáveis por liberar dopamina – que dá a sensação de prazer e relaxamento ao nosso corpo, exatamente como acontece com algumas drogas.
Reabilitação
Listamos os sete alimentos mais viciantes para você tentar se manter longe ou ter um consumo consciente. Lembrando que a dependência pode ser combatida com doses de disciplina alimentar e pelo auto-convencimento de que você não precisa do alimento em questão. Recorrer à frutas ou alimentos naturalmente adocicados também pode ajudar quando a abstinência bater.
Alimentos que viciam
Chocolate
O tão querido chocolate une tanto o triptofano, como uma substância chamada feniletilamina, advinda do cacau, que é extremamente viciante. Alguns estudos afirmam que o chocolate chega a ter o mesmo efeito relaxante que alguns medicamentos psiquiátricos.
Pães
Ah, a farinha branca! Por ser digerido de forma muito rápida pelo organismo, comer pães (que não sejam integrais) não provoca saciedade o que traz certa compulsão por comer mais e mais.
Macarrão
Assim como o pão, o macarrão é feito de farinha branca e não sacia. Mas além disso, por ser rico em carboidrato, ele estimula a liberação de muita insulina no sangue – o que pode inclusive culminar em diabetes ou problemas no fígado.
Sorvete
A massa do sorvete é rica em gorduras saturadas e açúcar, além de estimular a liberação de grandes quantidades de triptofano – um aminoácido que relaxa o corpo. O pior é que esse conjunto de ingredientes inibe a vontade do consumir outros alimentos que não sejam processados.
Batata frita
Só coisas boas nessa lista, né? As batatinhas fritas reúnem a tríade do mal: açúcar, gordura e sal. Além de viciantes, elas estimulam problemas hepáticos, hipertensão e diabetes.
Doces
Você já percebeu que não há quantidade de bala que seja suficiente? Enquanto tiver você come, chegando até a ficar enjoado às vezes. Isso porque os doces fornecem energia imediata e efêmera ao cérebro, além de dar uma falsa sensação de amparo psicológico.
Bolos cobertos
Não precisa ser necessariamente de chocolate. Bolos cobertos viciam por causa da farinha refinada e das generosas camadas de açúcar, óleos saturados e leite.
Fonte: Vix