Apesar de normalmente estar relacionado a poucas horas de sono, o cansaço, quando experimentado com grande frequência, pode indicar problemas de saúde mais sérios que devem ser investigados. Conheça doenças que provocam fadiga excessiva e sinalizam que o esgotamento passou do nível normal:
Doenças que provocam cansaço
Anemia: a condição, que consiste na deficiência de ferro no sangue, provoca falta de oxigenação nas células e pode causar, além de cansaço excessivo, irritação e dificuldade de concentração.
Depressão: além de insônia e tristeza profunda, a doença também é caracterizada por esgotamento físico e fadiga sem motivos aparentes.
Resistência à leptina: a condição é caracterizada pela falta de reconhecimento pelo corpo desse tipo de hormônio, provocando cansaço e fome excessiva, uma vez que o organismo deixa de receber a energia necessária para executar tarefas do dia a dia.
Diabetes tipo 2: além de cansaço, outros sintomas comuns da doença são sede excessiva e vontade constante de urinar.
Endometriose: provocada pelo crescimento do endométrio fora da cavidade uterina, a condição, que pode causar infertilidade, causa cansaço, cólicas menstruais intensas, entre outros sintomas.
Hepatites A, B ou C: as doenças possuem diferentes níveis de gravidade, mas podem compartilhar sintomas em comum, como cansaço excessivo, tontura, ânsia de vômito, febre, eliminação de urina escura e/ou fezes brancas.
Doenças de tireoide: o hipotireoidismo, doença caracterizada pela incapacidade da glândula da tireoide em produzir hormônios suficientes para suprir as necessidades do organismo, também pode gerar fadiga excessiva, assim como a tireoide de Hashimoto, que desregula a produção hormonal.
Síndrome de burnout: também conhecida como estafa profissional, trata-se de uma condição de esgotamento caracterizada pelo estresse extremo. O problema causa cansaço mental, além de exaustão física e emocional.
Fonte: VIX