Tristeza excessiva, necessidade de permanecer mais tempo sozinho e dentro de casa e até mesmo o uso de determinadas palavras no dia a dia podem ser indícios óbvios de um quadro de depressão. Mas como não existe um exame clínico que dê um diagnóstico preciso da doença, prestar atenção aos primeiros sinais é fundamental para tratar a condição.
Os sintomas de depressão muitas vezes podem ser confundidos e ignorados quando não são claros, o que pode adiar os cuidados e aumentar o sofrimento do paciente. Confira alguns dos sinais que podem apontar que uma pessoa está com depressão e nem sequer desconfia, listados pela psicóloga Susanne Cooperman para a edição norte-americana da revista Women’s Health:
Sintomas de depressão nem sempre são óbvios
1. Agitação emocional e mudanças bruscas de humor, assim como aumento nos níveis de irritabilidade, pode ser um sinal de depressão que, muitas vezes, é confundido por estresse.
2. Despertar mais cedo do que o normal e levantar durante a madrugada sem conseguir voltar a pegar no sono também é outro indício de depressão e não deve ser ignorado se ocorre com frequência.
4. Se você sente que aumentou muito o tempo que gasta na internet e nas redes sociais e até percebe que ficou “viciado” em Instagram, Facebook e outras mídias, saiba que este pode também ser um dos indícios de depressão e espécie de tentativa de fuga da realidade.
5. Seu corpo também pode dar sinais de depressão e muitas vezes ser encarada apenas como um desconforto físico. Dores intensas na região lombar, por exemplo, pode ser sinal do transtorno mental.
6. Perda ou aumento de peso, resultados da falta de estímulo para se alimentar ou da necessidade de recorrer a alimentos altamente calóricos.
7. Grande dificuldade de tomar decisões e fazer escolhas, mesmo sobre assuntos aparentemente banais e corriqueiros, que surge de repente, também pode indicar um quadro de depressão, sem que você sequer perceba a relação entre a indecisão e a doença.
Fonte: Vix