Se existe um recurso que todos os seres possuem em igual quantia é o TEMPO. Eu tenho 24 horas no meu dia, meu pai também, meu vizinho e você. O que cada um faz com as 24 horas é o que determina e seleciona as pessoas vencedoras das que vão continuar competindo.
Eu acredito que vivemos num mundo de DESAFIOS 4M, ou seja, precisamos fazer MAIS, MELHOR, MAIS RÁPIDO E POR MENOS.
Somos cobrados para fazer MAIS do que fazemos, em todos os papéis da nossa vida. Concordam? Seja como Pai, como Filho, como Empresário, como Amigo, como Mãe, como Coach, como Cliente, como Fornecedor.
Precisamos fazer MELHOR do que fazemos. A busca pela qualidade, a excelência, fazer certo, com menos erros e mais acertos é a tônica do nosso dia a dia. Também somos cobrados pela agilidade e para fazermos muito MAIS RÁPIDO do que estamos acostumados a fazer. Querem um exemplo? Há 10 anos se fossemos encomendar móveis em grandes fábricas e no orçamento que nos propusessem no prazo de entrega de 60 dias, qual seria a nossa reação? Nós agradeceríamos pela agilidade e presteza do nosso fornecedor, não é? E hoje, se recebermos o prazo de entrega de 60 dias, o que diríamos para nosso amigo fornecedor?
Não podemos esquecer a nossa obrigação de fazer POR MENOS, ou COM MENOS. Menos tempo, menos recursos, menos esforços, menos dinheiro. E um detalhe, se não agirmos segundo os 4M’S, alguém age por nós.
E como fazer para superar e agir com foco, disciplina e engajamento diante deste cenário? Precisamos encontrar a NOSSA MOTIVAÇÃO.
MOTIVAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS
Se você pudesse se dar uma nota de 0 a 10, com relação a sua motivação, quanto seria? E por quê?
Quando falamos sobre motivação, temos que entender o que realmente nos MOVE e o que nos faz agir. São nossos MOTIVOS para AÇÕES.
Normalmente, encontramos pessoas que terceirizam a responsabilidade de se motivar, ou seja, a “culpa” pela minha desmotivação é da empresa, do meu chefe, do governo, falta tempo, enfim, normalmente escutamos “Ah! Não aguento mais”. Como coaches, precisamos ajudar nosso CHOACHEE a entender sua RESPONSABILIDADE na motivação.
Caro amigo, se por alguns segundos você pudesse se lembrar de um momento onde você esteve MUITO motivado, o que vem em sua mente? Qual era este momento? O que você estava ouvindo, falando e sentindo? O que realmente estava te motivando?
Precisamos entender o contexto e a diferença entre MOTIVAÇÃO e MANUTENÇÃO. Se utilizarmos o exemplo de um veículo, quando levamos ao mecânico para uma revisão é para que ele NÃO PARE. Mas o que faz o carro ANDAR é o combustível. Muitas pessoas confundem fatores de manutenção (que não deixam parar). O dinheiro é um fator de MANUTENÇÃO e o que ele pode nos proporcionar é MOTIVAÇÃO, por exemplo, viagem com a família, tranquilidade financeira, reconhecimento, conforto, entre outros ganhos.
Pirâmide das necessidades de Maslow