O médico alemão Otto Heinrich Warburg, no ano de 1931, recebeu o prêmio Nobel de Medicina por descobrir uma coisa inusitada: células cancerígenas são apaixonadas por açúcar – e, nos períodos em que o tumor cresce rapidamente, digerem a substância até 200 vezes mais rápido que células normais.
Após nove anos de pesquisas, em 2017, os cientistas da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, finalmente descobriram o motivo pelo qual isso acontece. “Nossa pesquisa revela como o consumo hiperativo de açúcar por células cancerígenas leva a um ciclo vicioso de estímulo do crescimento e desenvolvimento do câncer”, afirmou um dos colaboradores, Johan Thevelein, em comunicado. “Ou seja: nós conseguimos explicar a correlação entre a força do fenômeno descoberto por Warburg e a agressividade do tumor.”
Mas a questão aqui é se o consumo de açúcar pelo tumor é uma causa ou uma consequência do câncer. Em outras palavras, o tumor cresce porque há muito açúcar, ou come muito açúcar porque está crescendo?