Não é raro encontrar casais em que um dos parceiros é mais calmo ou até mesmo mais passivo que o outro. Em grande parte dos casos, a diferença de comportamentos entre os apaixonados não é encarada como um problema e, pelo contrário, pode ser até uma característica de uma dupla bem equilibrada.
Mas, em alguns casos, ela pode indicar problemas sérios na relação. Se o sujeito sente medo de se colocar e acaba acatando tudo o que o outro diz para evitar desagradá-lo e entrar em conflito, pode estar sendo silenciado e controlado na relação.
Controle na relação
O indivíduo controlador prefere se relacionar com pessoas passivas, já que, assim, é mais fácil impor suas vontades.
A diferença entre a relação equilibrada e a potencialmente abusiva está na sensação de liberdade: se você prefere não se colocar e não se importa em ser guiado, não há problema. Por outro lado, se sente que é silenciado ou acuado, há indicativo de algo errado.
Veja se você se identifica com algumas das seguintes situações:
1. Você percebe que não tem voz na relação e sua opinião nunca é levada em conta, seja em decisões simples como a escolha de um passeio ou diante da necessidade de uma ação mais importante.
2. Você sempre se sente inadequado ou inseguro quando está ao lado do parceiro e, principalmente, na frente de amigos e parentes dele.