Denominamos “ilusão de ótica” às ilusões que tentam enganar o sistema visual humano, fazendo com que enxerguemos coisas que não estão presentes ou ainda que enxerguemos as imagens de forma errada.
Essas ilusões de ótica ser propositais, com fins psicológicos e/ou científicos, mas também podem ser naturais, estando presente em situações do dia-a-dia.
Confira abaixo a ilusão de ótica criada pela mágica ilusionista Victoria Skye que deixou toda a internet chocada:
As linhas da imagem acima formam uma espécie de rampa, todas inversamente inclinadas, alternando direção e inclinação, certo? Você tem certeza disso?
Pois é, lamento informá-los que foram enganados.
Em entrevista para o site Vix, Victoria conta:
“A razão pela qual a ilusão existe tem a ver com a forma como as bordas claras e escuras contrastantes interagem em direções opostas ao longo da borda reta, enganando o cérebro para pensar que há uma inclinação na linha”
Em outras palavras, as pequenas interações formadas entre as figuras pretas e azuis claras (pequenos losangos localizados nas arestas) é que são as responsáveis pelo efeito ilusório.
Não acredita? Faça você mesmo um teste com uma régua e verá que as linhas são extremamente retas, sem nenhuma inclinação.
Para quebrar o efeito ilusório da imagem, basta você desfocar ou distorcer a imagem ou mesmo mudar o ângulo de visão ou resolução. Dessa forma, seu cérebro não poderá mais ser enganado.
Via Awebic