O modo como vemos a vida está intimamente relacionado a maneira como nos vemos. Se você olha para si mesmo como vitorioso, a vitória estará ao seu alcance. Contudo, ao se ver como derrotado, tenha plena consciência de que o fracasso estará a sua espera.
O vitorioso está sempre a procura de novas conquistas e possibilidades, enquanto que o perdedor focaliza a importância da sua vida nas perdas que teve no decorrer da sua caminhada. O derrotado não consegue enxergar as coisas boas da vida, para ele sempre haverá um problema ou uma situação mal resolvida.
Ele pode até ter uma família amorosa, uma condição financeira estável e gozar de boa saúde, mas como esperar que seja feliz na vida se vê defeito, a todo momento, em si mesmo ou nas pessoas ao seu redor? Muitas vezes alguém pode até ter feito algo que o machuque e o seu olhar se concentra apenas nas falhas cometidas, ignorando tudo de bom que a pessoa já poderia ter feito por ele. Guia-se pelo pensamento de que sempre estará no controle do que acontece na sua vida e acaba por frustrar as suas expectativas, tendo em vista que a vida é um mistério.
É necessário que vejamos a vida com um olhar de leveza, permitindo-nos estar abertos para que as coisas da vida naturalmente aconteçam. De nada adianta querer carregar o mundo nas nossas costas e aguentar o peso de inúmeras responsabilidades na esperança de dar conta de todas elas. Ao respeitarmos o ritmo da vida, aceitamos partilhar a responsabilidade com o que não sabemos que virá.
O futuro bate na nossa porta e devemos estar preparados para deixar a porta aberta para que chegue com suavidade. Apesar de não sabermos qual será o seu resultado, trazemos conosco a certeza de que virá.