O protagonista dessa história é Max, um labrador amarelo que se tornou um herói ao salvar a vida de Juan Heriberto Treviño, um adolescente de 14 anos.
O menino participava de um acampamento quando se perdeu em meio a uma série de montanhas no México. Foi um momento desesperador, porque tudo piorou quando ele tentou buscar lenha para fazer fogo e acabou escorregando em desfiladeiro, tudo parecia perdido até que poucas horas depois encontrou Max. A essa altura, o garoto estava completamente perdido, machucado e desorientado, mas Max ficou ao lado dele o tempo todo, até que o resgate chegasse.
De acordo com o menino, os dois ficaram embaixo de uma árvore, e ter Max por perto o fez não sentir frio durante a madrugada. Mas a ajuda desse grande cão não parou por aí, no dia seguinte, Max ainda chegou a conduzir Treviño até um lugar onde havia água; durante as 44 horas em que esteve procurando ajuda, o garoto contou com a companhia e o apoio do cachorro sempre.
Quando foi encontrado, o adolescente estava desidratado e desnutrido, mas se recuperou rapidamente depois de receber cuidados médicos. Depois desse grande feito, a família de Treviño tentou adotar Max, mas ele já tem uma família nos arredores das montanhas e, pelo jeito, faz freelancer de salva-vidas de vez em quando.