Neste exato minuto em que você lê este texto, cerca de 80 mil relações sexuais acontecem. Segundo médicos e psicólogos, o sexo na vida do ser humano, pode ser considerado tão vital e importante, quanto comer, dormir e praticar exercícios físicos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade sexual é um dos índices indispensáveis para medir o nível de qualidade de vida. Mas, será que você conhece tudo desta prática eclética e universal?
Que é bom, todo mundo sabe. Ainda assim, nem todo mundo se pergunta o que acontece no corpo durante o sexo, mas a verdade, é que orgasmo leva a uma série de reações físicas e psicológicas.
Para esclarecer isso, listamos 7 reações que seu corpo tem na hora H.
1- Capacidade de controlar o próprio comportamento diminui
De acordo com um estudo de 2005 da Universidade de Groningen, na Holanda, a área do cérebro que controla emoções, como medo e ansiedade, diminui sua atividade durante o orgasmo, assim como o córtex orbito-frontal lateral, que controla o comportamento. O autor do estudo, Gert Holstege disse que o orgasmo cria um “nível mais baixo de funcionamento do que o normal nessas áreas do cérebro”. Portanto, há uma razão científica real para que os orgasmos ajudem a esquecer dos problemas no momento..
2- Perde-se fôlego
Durante o orgasmo, a respiração acelera enquanto a pressão arterial e a frequência cardíaca aumentam. É por isso que chegar ao ápice pode fazer com que a pessoa se sinta como se tivesse corrido uma maratona.
3- Vagina e pênis enchem de sangue
O ingurgitamento genital, quando os órgãos genitais se enchem de sangue, é uma das primeiras coisas que acontecem com seu corpo quando ocorre a excitação.
4- Músculos se contraem involuntariamente
As contrações musculares involuntárias não param na região genital. Músculos do corpo todo, incluindo os dos pés, pernas e rosto, também entram na ativa.
5- A vagina se contrai com muita força
A vagina de contrai apertando o pênis, como se quisesse expulsar ele de lá. Tudo por conta do orgasmo, das contrações involuntárias e também irrigação de sangue que está muito maior, algumas mulheres podem ficar com a vagina duas vezes maior que o normal. É realmente incrível.
6- Oxitocina, o hormônio do amor
Já no finalzinho do sexo o seu corpo libera a oxitocina, que é conhecida como o hormônio do amor. Ela deixa homens e mulheres menos agressivos e isso faz com que os dois fiquem bem calmos depois do sexo, querendo um o carinho do outro. Obviamente o sexo não precisa para por aí, então em uma média de 20 a 30 minutos ambos já estão prontas para outra. Outra curiosidade é que esse hormônio ajuda mulheres durante a gravidez.
Fonte: Mulher Terra e Bustle