8 preocupações comuns que devemos abandonar para viver melhor

Viver não deveria ser uma constante preocupação, mas à cada dia encontramos uma nova maneira de se preocupar. Não conseguimos, jamais, tranquilizar nossas mentes. É por isso, que falamos tanto em meditação, pois precisamos recorrer ao menos alguns minutos para o silêncio mental.

Há um dito popular que diz: “Tudo em excesso faz mal”. Com a preocupação não haveria de ser diferente. Preocupar-se com tudo é um grande desperdício da nossa energia e imaginação.

 O psicólogo e pesquisador Shawn Achor, escreveu em seu livro“The Happiness Advantage” (“A Vantagem da Felicidade”, em tradução livre) que: “Adversidades, não importa quais elas são, simplesmente não nos atingem tão duro quanto nós pensamos que elas serão. Nosso medo das consequências é sempre pior do que as próprias consequências”
Em muitos casos, isso pode ser uma grande verdade, por esse motivo listamos 8 preocupações que você pode começar tentar deixar para lá:

1- Ah, mas eles vão me julgar

Se eu fizer aquilo que quero fazer, corro um grande risco de ser julgada, então é melhor ouvir a opinião dos outros, né? Não!

É bem verdade que por causa das suas atitudes e opiniões muitas pessoas vão gostar de você, outras não vão, e outras tantas não vão nem se preocupar com você, mas isso é normal e não deve ser um sinal que você precisa conduzir sua vida a partir do que os outros irão pensar.

Importe-se com quem realmente vale a pena. Lembre-se, você não vai agradar a todos. O que as pessoas pensam sobre você não é problema seu.

                                            (Arthur Schopenhauer in A Arte de Escrever)

No final das contas, você só tem que responder a si mesmo.

2- Eu sou horrível falando em público

As mãos congelam, o coração acelera e as palavras saem distorcidas. Pois é, muitas pessoas temem falar em público, mas a capacidade de falar com confiança e segurança na frente de muitas pessoas pode fazer uma grande diferença na sua vida.

Assim como diversas coisas na vida, falar em público não é tão assustador quanto parece, porém é algo que exige um pouco de treino. Procure estude ao máximo aquilo que tiver que falar na frente de outras pessoas. Isso lhe dará mais segurança e coragem.

Você não precisa ser prefeito, mas tem que se fazer entender e passar a mensagem. Além disso, é necessário tentar e superar medos sempre que possível.

3- Como vou buscar trabalhar naquilo que gosto?

Você é realizado profissionalmente? Está feliz com o que faz? Consegue identificar a importância do seu trabalho?

Se a resposta para essas três perguntas forem não, então é melhor reavaliar seu planos daqui para frente. Nunca é tarde para recomeçar e realizar um sonho, mesmo que ele seja difícil de alcançar.

A verdade é que, no fundo, os sonhos nunca morrem, não importa o quanto nós tentamos silenciá-los (ou eliminá-los) com status social, altos cargos ou grandes salários. Siga a sua verdadeira paixão.

“Encontre a paixão da sua vida e siga-a, siga o caminho que não é caminho.”

4- Mas ele(a) não me ama

 O amor está em todos os cantos, mas nem sempre é como gostaríamos. Às vezes, podemos vir a amar pessoas que não correspondem, então, sofremos tentando mudar para buscar aceitação, porém esse é um dos grandes crimes que cometemos contra nosso amor próprio.

Estamos preocupados que, se alguém se aproxime demais, o “eu real” seja revelado e, consequentemente, rejeitado.

Isso é um medo universal de praticamente todos nós, e cultivar o amor próprio é uma das coisas mais importantes para que isso seja evitado.

5- Não posso descansar

Quando foi a última vez que você dedicou seu tempo ao mais absoluto ócio? Quando tirou uma folga? Quando se permitiu dedicar um tempo inteiramente a você?

As respostas para essas perguntas podem dizer muito sobre a forma que você está conduzindo sua vida.

Não caia no erro de pensar que tirar uma folga é desperdiçar tempo, pelo contrário, pausar irá restaurar suas energias, irá fazer com que você possa voltar revigorado.

É claro que existem muitas empresas que não facilitam no horário de seus funcionários, mas se você tiver uma possibilidade, pegue-a.

6- Não posso deixar esse relacionamento

Permanecer em um relacionamento insatisfatório por muito tempo é uma das piores coisas com que se preocupar, afinal você está desperdiçando um tempo precioso.

Muitos lamentam o tempo que permaneceram em um relacionamento fracassado (especialmente em seus anos mais jovens que, olhando para trás, eram cheios de possibilidade).

O que poderia acontecer se você tiver coragem de fazer o que seu coração está dizendo a você? Será que você ainda estaria vivo? Aposto que a resposta é sim. E depois de um tempo, mais livre, mais leve e mais feliz.

Tenha coragem de se desprender do que não está te fazendo bem.

7- Meu sucesso pode incomodar meus amigos

Comprar um apartamento incrível, receber uma promoção ou um bônus inesperado pode fazer com que algumas pessoas o vejam como alguém metido ou arrogante. Mas você não pode pensar desta maneira, pois vencer através do seu esforço, não é se mostrar ou humilhar ninguém. Não perca tempo se preocupando com amigos ou parentes que o não apoiam.

Vencendo e seguindo seus sonhos, você pode servir de exemplo para outras pessoas. Você pode inspirá-los.

8- Eu não estou pronto para…

Nos preocuparmos se estamos prontos ou não para determinada tarefa pode ser um pouco prejudicial. Pois, no fundo, nunca estamos preparados para muitas das experiências da vida, até que elas chegam (basta perguntar a qualquer pai ou empreendedor!).

Quase ninguém se sente pronto para algo novo (lembre-se o seu primeiro beijo ou quando você começou seu primeiro emprego).

Mas ainda sim nós fizemos todas essas coisa. Nós nos sentimos desconfortáveis e mesmo assim seguimos em frente. E, como resultado, nos tornamos prontos. Novos desafios nos revelam a nossa capacidade de crescimento.

[Awebic]

 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *