A depressão é um problema sério, mas muitas vezes não é vista dessa forma. Há quem diga que é bobagem, drama ou preguiça, fazendo com que ela seja uma das doenças mais rotuladas por preconceitos e comentários totalmente desprezíveis. As pessoas que não lidam com a doença, dificilmente vão conseguir apoiar ou compreender quem a tem.
Se você é depressivo, certamente já se irritou com as 3 frases abaixo, mas se você não é, procure refletir sobre os comentários abaixo, pois assim, jamais te passará pela cabeça dizer coisas do tipo.
1. “Ah, depressão é frescura. ”
Quem nunca ouviu alguém dizer isso?! Essa é a frase mais falada por pessoas que não conseguem ou não querem compreender. Mas qual o sentido em dizer que uma doença é frescura?
Não, a pessoa depressiva não está querendo chamar atenção, ela não escolhe quando irá ter uma crise. Ela não escolheu sofrer, mas você está escolhendo ser preconceituoso.
2. “Depressão é falta de Deus no coração. ”
Talvez você nunca tenha ouvido tamanho absurdo, mas infelizmente existem pessoas que afirmam que a Depressão só surge em indivíduos que não possuem verdadeira fé e amor a Deus. Essa frase carrega em si um grande preconceito, afinal só em dizê-la você já começou a tratar a depressão de uma forma diferenciada, como se não fosse uma doença, mas a ausência de fé.
Existem diversas pessoas extremamente religiosas, mas que sofrem com a doença há anos. Amar a Deus não irá impedi-lo de sofrer neste mundo, de ter doenças e coisas afins. Deus pode dar força, apoio e muito amor, mas em hipótese alguma ele te “dará” uma Depressão só porque você tem isso ou aquilo de fé nele.
3. “Remédio para quê? ”
Mais uma vez a Depressão é mal vista, pois muitas pessoas não conseguem ver a necessidade de medicação. Isso acontece, porque elas acreditam que não é uma doença, é só tristeza.
Qualquer doença precisa de tratamento, então por que com a Depressão seria de outra forma? Você logo identifica a posição de uma pessoa com relação a esse assunto à medida que fala sobre o remédio com ela. Muitos até irão apoiar e fingir que te entendem, mas na hora do tratamento vão afirmar que terapia basta.
Poucas são as pessoas que reconhecem a necessidade de uma medicação. É claro que em alguns casos, o indivíduo consegue superar e lidar bem com a doença sem os medicamentos, mas isso não indica que o remédio se faz desnecessário. Por esse motivo, é natural um depressivo se sentir incomodado quando alguém vem questionar o fato de ter que tomar remédios, como se eu quisesse acabar com uma frescura por intermédio do uso de drogas.
Texto inspirado em: ‘Depressão: As três frases que detesto ouvir‘, por Carolina Santos, em Psiconlinews