Para os fãs de eventos climáticos e geológicos, o ano tem sido bem agitado. Além do El Niño, que promete ser o mais intenso desde 1998, dois vulcões em lados opostos do mundo entraram em erupção praticamente ao mesmo tempo.
O vulcão Etna fica na ilha da Sicília, na Itália, medindo 3,3 km de altura, é um dos mais altos do mundo. Após quase um ano todo sem entrar em erupção, nesta quinta-feira (3), o Etna entrou por um breve período de tempo, porém o suficiente para fotógrafos registrarem imagens lindas.
A erupção durou em torno de 50 minutos, a cratera Voragine, lançou lava a mais de 1km de altura acima da borda do vulcão, além de uma nuvem de cinzas, que atingiu mais de 3 km de altura.
110 anos inativo
Na noite anterior à erupção do Etna, na Itália, o gigante Momotombo, localizado na Nicarágua, tornou-se ativo novamente depois de 110 anos. Momotombo é o maior vulcão do país, e estava inativo desde 1905, apesar de alguns tremores sísmicos que indicavam que poderia entrar em atividade a qualquer momento.
O Momotombo, é constantemente monitorado, devido ao caso ocorrido em 1605, onde ele foi responsável por destruir a capital da região.
Já no século 19, ele foi um dos mais ativos da Nicarágua, mas há mais de 110 anos ele não expelia lava.
Escolas da região foram fechadas, mas, felizmente, os detritos e as cinzas estão se depositando em lugares pouquíssimos povoados.
Fontes: Science Alert/Fiona Macdonald e Wired/Erik Klemetti