Nos deparamos constantemente com novos desafios, novas vontades, porém muitos planos ficam no meio do caminho. O tempo começa ficar curto, a preguiça grande e acabamos por procrastinar.
A preguiça é um mal que atinge a todos, não tem jeito, mas tem truques para combate-la.
Um dos bons truques é a regra japonesa do minuto, também chamada de método Kaizen, que consiste em que a pessoa faça uma determinada tarefa durante um minuto todos os dias, mesma hora.
O termo que forma o nome do método Kaizen em japonês se constrói originalmente mediante duas palavras “kai” = mudança e “zen” = sabedoria.
O criador desta regra e conceito, Masaaki Imai, considera que Kaizen se trata de uma verdadeira filosofia de vida, podendo ser empregada com sucesso no terreno profissional e na vida pessoal.
O segredo desse método está no fato de que um minuto é pouco tempo. Assim, evitamos empregar energia em excesso no começo e de uma vez. Dessa forma evitamos a famosa preguiça, sem criar obstáculos para nós mesmos.
Usufruindo dessa regra, você pode se permitir realizar aquelas tarefas que você não consegue desempenhar durante mais de meia hora, evitando criar desculpas para não materializá-las. Durante um só minuto será muito mais fácil de executá-las.
Qualquer atividade que antes exigia tempo em excesso e desgaste suporá agora pouca dificuldade ao ser consciente de que só é preciso empregar um minuto para a mesma.
Tal estado mental criará em você motivação e ilusão para cumprir o plano de ação. Ela nos direciona à famosa premissa de que “dando pequenos passos podemos alcançar resultados que acreditávamos ser inalcançáveis”.
Empregando esse método, você também vai estar se permitindo superar qualquer pensamento que crie barreiras e obstáculos interiores para conseguir o que deseja. Você vai evitar assim um possível sentimento de culpa, impotência e se sentirá realizado ao ter alcançado o objetivo pessoal estabelecido.
Quando estiver repetindo essa etapa do minuto, você se sentirá tanta motivação que poderá aumentar o tempo sem problemas para cinco minutos, lembrando sempre de ir paulatinamente e sucessivamente. Dessa forma, você vai conseguir chegar à meia hora que antes lhe parecia tão impossível.
Você anima a colocar esta técnica em prática com aquela atividade que ainda não foi realizada?
Experimente.