Parece estranho imaginar que a posição que você dorme pode ter relação com seus sonhos? Para alguns cientistas não é tão estranho assim.
No estudo “Sleeping Position, Dream Emotions and Subjective Sleep Quality” (Posição de dormir, emoções de sonhos e qualidade subjetiva de sono), publicado em 2004, foi mostrada a relação entre a qualidade de sono e a frequência de sonhos.
Foram estudados os padrões de sono de 63 pessoas (45 homens e 18 mulheres). Os cientistas pediram que 41 deles dormissem do lado direito e 22 do lado esquerdo. Depois de uma noite sono, os voluntários responderam perguntas sobre suas capacidades de lembrar do que sonharam, a frequência de pesadelos e o estado emocional em que acordaram.
Os pesquisadores observaram que aqueles que dormiram do lado esquerdo tiveram mais pesadelos que os outros. A grande parte das pessoas que dormiram do lado direito relataram terem tido sonhos com boas sensações, como alívio, por exemplo. Curiosamente, o pessoal “da direita” também foi o que teve mais relatos de não terem dormido tão bem, apesar dos bons sonhos.
Em uma outra pesquisa realizada por cientistas da Hong Shu Yan University, na China: 670 pessoas adultas foram cobaias do estudo. Nesta, novamente foi notada a relação entre a posição em que as pessoas dormem e os sonhos que elas têm. Os cientistas concluíram que os participantes que tinham o hábito de dormir com o rosto para baixo tinham os sonhos mais vívidos e positivos. Inclusive, alguns voluntários relataram sonhos com alienígenas e relações sexuais com celebridades.
[Van Winkle’s | Revista Galileu]