Sim, é isso mesmo que você leu no título, o seu celular poderá ser carregado com o calor do seu café.
Uma dupla de estudantes desenvolveu um aparelho que captura o calor de objetos cotidianos, transforma em energia e a estoca para que você carregue a bateria dos seus aparelhos.
Pense em um notebook em cima da mesa. Ele emana calor para o ambiente o tempo todo, certo? – agora com o Heat Harvest (Colheita de Calor em tradução livre), esse calor será transferido para um gerador termoelétrico e, assim que a bateria do laptop acabar, você usará a energia que ele mesmo emitiu para carregá-lo. É uma espécie de reciclagem energética. Uma grande ideia, não?
Sabe o café com ovos mexidos que você prepara de manhã? Eles poderão ser usados, afinal, produzem calor. O funcionamento seria bastante simples: o Heat Harvest deve ser colocado em cima da mesa em que os objetos quentes normalmente são dispostos – sua escrivaninha ou a mesa da cozinha, por exemplo – e o resto do trabalho ele faz sozinho, baseado no princípio da reciclagem termoelétrica.
Para que fosse possa carregar a bateria do aparelho que for, basta colocá-lo em cima do dispositivo, como mostra a foto abaixo. Além de transformar o topo da sua mesa em uma pequena estação energética, você pode colocar o Heat Harvest diretamente embaixo de aparelhos que você usa bastante, como televisores ou videogames.
Eis a notícia ruim: O dispostivido Heat Harvest, por enquanto, ainda é um projeto. Ele foi criado a partir de um desafio que visava pensar em soluções que tornassem a vida urbana mais sustentável e saudável. Maas com uma ideia tão genial em mãos, dificilmente ele não estará à venda em pouco tempo. [SmithSonian]