Quando você está na “fossa”, procura ouvir músicas tristes ou alegres?
Um estudo da Free University of Berlin sugere que ouvir músicas tristes pode ser uma boa ideia, na hora daquela “bad”.
“Para muitos indivíduos, ouvir músicas tristes realmente pode trazer benefícios emocionais”, afirma o estudo.
Foram coletados dados de 772 pessoas, incluindo europeus, asiáticos e americanos. Os participantes contaram com que frequência escutam músicas tristes, em quais situações costumam fazer isso e que tipo de emoções vêm a tona quando escutam. Os resultados mostraram que uma grande gama de “complexas e positivas emoções” surgem durante esse processo. Nostalgia, tranquilidade, ternura, transcendência e imaginação foram as mais citadas, declara a pesquisa.
“Músicas tristes não devem ser apreciadas apenas por sua questão artística, mas também por possuírem um papel muito importante na hora de consolar as pessoas e regular os sentimentos negativos”, diz o estudo.
Para a maior parte das pessoas, o engajamento entre canções um pouco melancólicas e a vida cotidiana existe exatamente para servir como um ombro amigo, de consolação. Segundo a publicação: “Esses ouvintes frequentemente procuram essas músicas quando vivem experiências emocionais estressantes. Isso serve para tentar dar adeus aos sentimentos ruins”.