Você já escutou o som do mar em uma concha? Entenda o motivo!

Algumas pessoas acreditam que o som que vem da concha é o eco da movimentação dos seus vasos sanguíneos da sua orelha. No entanto, se fosse assim, o som seria mais intenso após exercícios físicos, já que seu sangue corre mais rapidamente após os mesmos, e não é o que acontece.

Outros dizem que o ruído parecido com ondas dentro da concha é gerado pela passagem de ar através da própria concha, a mesma lógica dos instrumentos de sopro. Podemos notar que o som é mais alto quando a concha é posicionada um pouco mais acima da orelha do que quando ela está bem na altura da orelha. Entretanto, essa teoria não é confirmada em uma sala a prova de som. Numa sala destas ainda existe ar, mas quando você segura a concha perto da sua orelha, não há som.

A explicação mais aceitável para esse som parecido com o de ondas é o ruído do ambiente a sua volta. A concha que você está segurando ligeiramente acima da sua orelha captura esse ruído, que ressoa dentro da concha. O tamanho e forma da concha, portanto, têm algum efeito no som que você ouve. Conchas de outras formas têm sons diferentes porque elas acentuam diferentes frequências. Você nem precisa da concha para ouvir o ruído. Você pode produzir o mesmo som “do mar” usando uma xícara vazia posicionando-a sobre sua orelha. Experimente e varie a distância que você posiciona a xícara perto da sua orelha. O nível do som vai variar dependendo do ângulo e distância que a xícara está da sua orelha.

O ruído de fora da concha também pode alterar a intensidade do som que você ouve dentro. Você pode encarar a concha como sendo uma câmara ressonante. Quando o som de fora entra na concha, ele se envolve no espaço, criando assim um ruído audível. Então, quanto mais ruidoso for o ambiente em que você estiver, mais alto o som parecido com o mar.


Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *