Os moradores da Cidade do Cabo, na África do Sul, tiveram uma surpresa no último final de semana. Quando olharam para o céu, notaram um formato bastante inusitado nas nuvens, que estavam parecendo discos voadores. Desde então, fotos das bizarras formações se espalharam pelas redes sociais. Confira:
Se alguém aí já estava inventando teorias para o ocorrido, perdeu tempo. Na verdade, o fenômeno nem é tão raro assim. As nuvens são de natureza estacionária e se formam em regiões bem altas da atmosfera. Elas são chamadas de lenticulares, devido à aparência arredondada e achatada que possuem, remetendo às lentes.
Mas por que elas adquirem formatos esquisitos?
A resposta está nas condições meteorológicas específicas: normalmente, essas nuvens se formam em regiões montanhosas. Após “bater” na montanha e passar de seu pico, o ar úmido começa a descer e então cria essas estruturas impressionantes.
Esse fenômeno é colocado como uma entre as possíveis explicações naturais para casos de avistamento de OVNIS, afinal, já comum ocorrer essa confusão, porém nem sempre elas aparecem desse jeito mais redondo e parrudo – às vezes, dependendo do clima da região, elas podem ficar mais achatadas e finas, e até surgir uma em cima da outra. É um espetáculo maravilhoso.