Micro expressões, são expressões faciais involuntárias produzidas como manifestação de uma emoção que estamos sentindo.
Naquele momento em que queremos esconder nossas emoções, esses ‘deslizes’ rápidos, podem nos entregar, no entanto, as expressões, também podem nos permitir saber o que a pessoa que estamos conversando está sentindo, afinal, micro expressões são inatas.
Aprender a identificá-las facilitará suas relações pessoais e, te dará um truque para ter na manga, que é poder entender que, manipulando nossa linguagem corporal, podemos experimentar qualquer resposta emocional que desejarmos. Ou seja, temos o incrível poder de gerar emoções através da nossa expressão.
O número de expressões existentes é grande, até hoje foram catalogadas mais de 10.000 expressões faciais diferentes, sendo identificadas unicamente 7 micro expressões básicas.
Conheça a seguir as 7 micro expressões básicas:
1- Raiva
A micro expressão da raiva se mostra, principalmente, na parte superior do rosto, onde abaixamos e juntamos a sobrancelhas, franzindo a testa. Costumamos, também, tensionar a boca, separando ligeiramente os lábios e pressionando os dentes.
Um outro gesto próprio da raiva é apontar o queixo para frente, de uma forma desafiadora.
2- Medo
Esta é caracterizada pelas sobrancelhas tensas e os olhos arregalados, pois assim torna-se mais fácil visualizar tudo o que está em nosso campo visual, já que estamos percebendo perigo por perto.
Na parte inferior do rosto a mandíbula fica solta, constituindo, um comportamento instintivo para que possamos gritar e tomar ar.
3- Alegria
Quem nunca encantou-se com os olhos daquele pessoa que se gosta brilhando? O brilho nos olhos denuncia a alegria como ninguém. Mas além disso, há também rugas em seus extremos exteriores e pálpebras inferiores.
Um truque interessante: quando uma pessoa fingir alegria, estas rugas não vão ser formadas.
4- Desprezo
A parte superior do rosto pode adotar diferentes gestos, e o mistério para identificá-lo está na parte inferior do rosto; já que manifestamos uma expressão muito particular que consiste em elevar um lado da boca, formando um meio sorriso.