9 razões pela quais você precisa abraçar as pessoas

Quando foi a última vez que você abraçou ou foi abraçado? Quando falo em abraço, não digo aqueles abraços corriqueiros com pouca verdade, tipo saudação social, mas aqueles apertados, com uma boa dose de sentimento. Espero que não tenha sido há muito tempo, afinal você estaria privando-se de muitos benefícios. Um abraço pode fazer-nos sentir muito melhor e contribuir para o nosso bem-estar, verdadeiramente. 

Você nunca se perguntou o porquê das pessoas gostarem tanto de abraçar almofadas e ursos? Isso dá-lhes uma sensação de segurança e faz com que se sintam melhor, quando não há abraço humano nas proximidades. Os Abraços são terapêuticos!

Algumas pesquisas já mostram que o abraço pode auxiliar a cura de males como, a depressão, ansiedade e estresse de uma forma bastante significativa. Além disso, um abraço apertado onde os corações são pressionados junto ao peito, podem trazer benefícios em outras situações, cito alguns exemplos abaixo:

1- O carinho de um abraço gera confiança e senso de segurança. – o que ajuda na possibilidade de uma comunicação entre o receptor e o doador do abraço.

 2- Abraços podem aumentar instantaneamente os níveis de oxigênio no sangue reduzindo sentimentos de solidão, isolamento e raiva.

3- Um abraço apertado e longo eleva os níveis de serotonina, melhorando o humor e criando sentimento de felicidade.

4- Abraços reforçam o sistema imunológico. Uma pressão suave sobre o esterno gera uma carga emocional que ativa o chakra plexo solar ², estimula a glândula do timo que regula e equilibra a produção de leucócitos (células brancas do sangue) e que por sua vez, mantém uma pessoa saudável e livre de doenças.

5- Abraços aumentam a autoestima. Desde o momento em que nascemos o toque de pessoas da família nos ensina que somos amados e especiais. A associação do amor próprio e sensações táteis guardadas desde a tenra idade ainda continuam gravadas no sistema nervoso de adultos. Abraços, portanto, nos conectam à nossa capacidade de amor próprio.

6- Abraços relaxam os músculos e aliviam tensões no corpo. Abraços podem aliviar dores pelo aumento de circulação nos tecidos moles.

7- Abraços equilibram o sistema nervoso. Respostas galvânicas da pele de alguém que recebe ou dá um abraço mostram alterações na condutância da pele. O efeito da umidade e da eletricidade na pele sugerem um melhor equilíbrio no sistema nervoso parasimpático.

8- Abraços são muito semelhantes à meditação e ao riso. Eles nos ensinam a viver o momento presente. Eles nos encorajam a fazer fluir a energia da vida. Abraços nos tiram de pensamentos circulares e nos conectam com o coração, os sentimentos e a respiração.

9- A troca de energia entre pessoas que se abraçam é um investimento no relacionamento. Ela encoraja a empatia e o entendimento. E, é sinérgico, o que significa que o resultado final é maior que a somas das partes. Esta sinergia produz relacionamentos do tipo “ganha-ganha”, onde todos ganham – quem dá e quem recebe. (Tradução dos tópicos por: Terceira Idade Melhor)


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *