Recentemente surgiu uma notícia que gerou surpresa e até revolta nas pessoas que não abrem mão da carne vermelha. O motivo?
Cientistas da Organização Mundial de Saúde alertaram que o consumo de embutidos, como salsicha e salame, causam câncer, e que carne vermelha pode aumentar os riscos de desenvolver a doença.
Isso foi motivo de surpresa para muitos, porque esse alerta vai na contramão de um antigo mito médico: a de que a carne vermelha é um item indispensável na alimentação humana, por ser nossa principal fonte de proteína e ferro.
Agora, a pergunta que fica no ar: será que a carne vermelha é tão benéfica assim para a nossa saúde?
Muitas vezes, esquecemos que os médicos também são seres humanos, logo erram como todos nós, por esse motivo, ocorrem os “mitos médicos”, que mesmo não correspondendo à realidade, são aceitos pela população.
A seguir listamos 7 mitos da medicina para ampliar sua visão sobre o assunto.
1- Beber dois litros de água por dia
É verdade que o corpo humano é constituído por mais de 85% de água e precisa de hidratação, porém não entenda mal o seu médico quando ele manda você não esquecer de se hidratar. Você não precisa beber só água pura, estará se hidratando também bebendo chás, caldos, sucos, sopas, frutas e leites vegetais e animais.
2- Antibióticos não oferecem grandes riscos aos pacientes
Costumava e ainda costuma em algumas regiões, ser comum os médicos receitarem antibióticos para uma simples inflamação na garganta.
Desde a descoberta da penicilina, a medicina e os pacientes se encantaram com os poderes milagrosos dos antibióticos. Não dá parar negar que os antibióticos salvam muitas vidas, porém o uso indiscriminado trouxe graves problemas, como diminuição da imunidade e o surgimento de cepas de “superbactérias”, resistentes aos remédios e que exigem doses cada vez maiores para serem combatidas.
3. Anticoncepcionais não causam problemas para a mulher
Assim como os antibióticos, os anticoncepcionais também mudaram a sociedade.
Os benefícios da “pílula” são inegáveis, porém o uso da pílula está cada vez mais ligado ao surgimento de cistos ovarianos, desregulação hormonal, infertilidade e até ao aumento do risco de câncer. Seu uso indiscriminado, inclusive por mulheres muito jovens e por longos períodos de tempo, não é mais recomendado por especialistas em saúde da mulher.
4. O ser humano só usa 10% da capacidade do cérebro
Nesse mito, a maioria acredita, mas na verdade, especialistas já afirmaram que não existe área inativa do cérebro. A ideia de que usamos apenas uma parcela muito pequena do “potencial” do cérebro aparentemente surgiu do movimento new age e de autoajuda, que viram no potencial interior inexplorado do ser humano uma correlação com o nosso potencial cerebral.
5. O espinafre é a melhor fonte vegetal de ferro
Maior fonte de ferro? Vamos com calma aí, Popeye.
Sim, o espinafre é muito nutritivo e deve fazer parte da nossa alimentação, mas não por ser o vegetal com mais ferro, como muita gente acredita. O espinafre é rico em cálcio e fósforo, entre outros nutrientes importantes, mas só possui um bom teor de ferro absorvível pelo organismo quando consumido com alimentos ricos em vitamina C.
6- A laranja é a melhor fonte de vitamina C
Mitos de dieta é o que não falta. É estimado que em 100 ml de suco de laranja pode haver até 52 mg de vitamina C, mas frutas como o kiwi e a goiaba podem ter até três vezes essa quantidade.
7- O parto cesariano é mais seguro para a mãe e para o bebê
O número de mulheres que estão optando pelo parto normal está aumentando, mas ainda somos o país campeão em número de cesarianas em todo o mundo, fato que escandaliza parteiras e obstetras de outros países, como a Holanda, a Dinamarca e a Nova Zelândia.
A cesariana só é mais indicada quando há risco de vida para a mãe e o bebê.