Quem tem um cachorro em casa, conhece a verdadeira amizade que os cachorros tem com seus donos. Mas será que procuramos aprender um pouco dessa pureza com eles?
Basta observar o comportamento dos cachorros para perceber que eles tem muito a nos ensinar. Podemos ver várias atitudes que, se incorporadas no dia a dia, podem mudar como enxergamos a vida.
1. O contato físico é bom pra saúde
Diversas pesquisas científicas sugerem que os abraços e beijos são muito benéficos pra saúde, afinal os níveis de serotonina e ocitocina sobrem instantaneamente.
O ato de tocar outro ser humano é quase um tabu em nossa sociedade, que defendo o individualismo. Esse toque gentil em outro ser vivo, te faz esquecer imediatamente do que você estava pensando e melhora seu humor, criando um bem estar instantâneo.
2. Só existe Aqui e Agora
Como é que os cachorros entendem o tempo? Simplesmente não entendem o tempo, se encontram permanentemente no agora. Um cachorro observa o que está acontecendo a cada momento. Não precisa ter uma opinião de cada coisa que acontece na vida.
3. Ter uma vida simples
Se você pode desfrutar das pequenas coisas na vida, terá uma vida mais feliz. A grande questão não é quantas e quais coisas possuímos ou a quem conhecemos.
Se um cachorro dorme bem, come bem e passeia, é feliz. Quando o ser humano come saudavelmente e simplesmente passeia sem rumo, geralmente se queixa e não percebe que esses detalhes lhe aproximam mais da essência da felicidade.
4. Ninguém é perfeito
Todo cachorro tem as suas imperfeições, ou comem muito ou não respeitam o lugar para fazer suas necessidades ou fazem arte ou se exaltam demais. Sendo o cachorro o mentor espiritual destas lições, então talvez possa concluir que ninguém é perfeito, nem os mentores espirituais. heeee !
5. Brinque a qualquer idade
Os cachorros passam muito tempo do dia brincando, e quando não estão brincando, simplesmente relaxam. O ser humano analisa a vida muito seriamente, nos envolvemos nos mesmos problemas uma e outra vez. Claro, seu cachorro não trabalha, logo não tem problemas. Mas se pudermos, olhar mais frequentemente para os problemas de fora da caixinha e percebermos que realmente não são tão graves, provavelmente sorriríamos mais.
Talvez uma das lições mais importantes é essa, brincar mais na vida e com a vida. [Yogui]