No dia 5 de novembro deste ano, um dos maiores desastres naturais do mundo, aconteceu no distrito de Bento Rodrigues, MG. Duas barragens, cujo os donos são a Vale e a mineradora BHP, romperam causando uma grande onda de lama que passou pelo distrito e e chegou ao Rio Doce.
A catástrofe vai muito além de perda de bens por causa da lama. A seguir mostraremos 5 grandes impactos que essa catástrofe acarretará por ter chego ao oceano.
1-Desaparecimento das algas
A água torna-se muito turva, devido a grande quantidade de dejetos presentes na lama, não permitindo que a luz chegue até as partes baixas do oceano, impedindo que as algas façam a fotossíntese. Onde a lama passar, o ecossistema marinho, devido a sua maior fragilidade, estará ameaçado, podendo acarretar o total desaparecimento de espécies de algas, nessas regiões.
2-Extinção de animais
Grande parte dos animais marinhos, são herbívoros, com o desaparecimento das algas, ocorrerá uma diminuição de alimentos, podendo acarretar o desaparecimento de alguns animais. A tartaruga-de-couro, depende quase unicamente de algas, sendo assim, uma das espécies que mais corre risco de desaparecer da região.
3-Aquecimento global
A extinção das algas, influencia até mesmo no aquecimento global, pois elas estão presentes onde o rio deságua e são responsáveis pela retenção do gás carbônico que causa o aumento do efeito estufa. Se elas desaparecerem, menos gás sera retido, assim, aumentando o efeito do aquecimento global.
4-Ecossistema abalado
Como aprendemos nas aulas de ciências, o ecossistema é totalmente dependente um do outro ser vivo, com a extinção de alguns, ocorrerá um desequilíbrio de proporções gigantescas.
5-Tamanho da área afetada
De acordo com biólogo Ruschi o estrago da chegada da lama ao mar pode ocorrer em uma área de 250.000 km² que pode ser comparada ao tamanho do Pantanal. Uma área tão grande pode levar décadas para voltar a normalidade e em alguns casos sendo até irreversível .