5 alimentos que aumentam o risco de câncer

Carne processada, refrigerante e até churrasco têm substâncias cancerígenas. Estes alimentos lesam as células humanas e alteram o material genético que existe dentro dela.

O recomendado pelos especialistas, é evitar alimentos como carnes processadas. “Esse processo leva a uma multiplicação celular muito maior do que o normal e, em consequência, pode aparecer um tumor”, diz o nutricionista Fábio Gomes, do INCA.

Abaixo listamos os alimentos que aumentam o risco de câncer :

1. Carnes processadas (embutidos)

salsichão-assado

Linguiça, salsicha, bacon e até o peito de peru contêm quantidades consideráveis de nitritos e nitratos. Em contato com o estômago, essas substâncias viram nitrosaminas, substâncias mutagênicas, que promovem mutação do material genético.

2. Alimentos ricos em sal

miojo1

“Se ingerido em quantidade maior do que cinco gramas por dia, o sal pode lesar as células que estão na parede do estômago”, explica o nutricionista Vinicius Trevisani, do Instituto do Câncer de São Paulo. Essa agressão gera alterações celulares que levam ao aparecimento de tumores.

3. Churrasco

CHURRASCO

O grande vilão é a fumaça do carvão, pois ela possui dois componentes cancerígenos, o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. “Ambos estão presentes na fumaça e impregnam o alimento que é preparado na churrasqueira”, explica Fábio Gomes. “Eles também possuem fatores mutagênicos que levam ao aparecimento de tumores.”

4. Alimentos com agrotóxicos

Legumes-e-verduras

Não há forma eficiente de limpar frutas e verduras dos agrotóxicos. “Muitas vezes, esses conservantes são aplicados nas sementes e passam a fazer parte da composição do alimento”, aponta Fábio Gomes. Ele explica que o contato direto com esses alimentos provoca vários problemas de saúde devido aos agrotóxicos.

5. Dieta pobre em fibras

11223841_399476043582532_8483824244317112063_n

O nutricionista Vinicius Trevisani explica o benefício que o consumo adequado de fibras traz ao organismo. Garantindo um bom trânsito intestinal, eliminando os ácidos biliares secundários, um produto da digestão presente no intestino. Assim evitando a agressão às células do intestino e a multiplicação celular descontrolada. [Minha Vida]


William Candaten

Gaúcho de apartamento, graduado em Educação Física e estudante de Nutrição, aficionado por ciências humanas e biológicas. Curioso e preguiçoso, pesquisa tudo que ouve e não sabe, exceto se for cair na prova.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *