Já aconteceu de você chegar ao ponto de questionar se há algo errado com você? Os dias escurecem e a vida parece uma onda grande demais para passar.
Já lhe ocorreu a falta de sentido? Você vê as coisas, mas nada parece fazer sentido, tudo acaba parecendo tão morno, nada é bom o suficiente.
A depressão, pode chegar sem avisar, mas não aparece do nada. Os problemas vão aumentando, as tristezas passageiras vão ficando intimas da casa e, eis o ponto, onde tudo começa.
Se você acredita que algo está indo mal, fique atento a alguns sinais.
1- Isolamento
De todas as pesquisas sobre depressão já feitas, a conexão social é uma das formas mais comprovadas de prevenção e cura. Embora esses momentos de melancolia sejam os piores para sair e socializar, faça apenas um pequeno esforço contra esse pensamento e tente ligar para um amigo ou procure grupos de interesses comuns.
2- Privação do sono
Dormir bem é de extrema importância, se o seu sono está indo mal, você terá maior probabilidade de se sentir desmotivado. A exaustão afeta o humor, os níveis de energia e o conhecimento cognitivo.
3- Falta de sentido
A nossa existência, desde sempre precisou de significação. Há séculos a humanidade tenta dar sentido à vida, porém fica claro que encontrar esse tal de ‘sentido’ não é fácil.
Quem ainda não encontrou um motivo pelo qual valha a pena dedicar sua vida, talvez sinta-se perdido ou como um zumbi pelo mundo, mas esses são sinais que querem lhe dizer o seguinte: Sua vida não está se alinhando com seus valores genuínos. São sinais positivos de que sua vida precisa de uma mudança, que é necessária para sentir-se mais pleno, uma mudança que siga a voz do seu coração.
4 – Auto crítica rígida
Procure prestar atenção à sua voz interna. Se encontrar-se dizendo a si mesmo coisas que jamais diria a um amigo, é hora de fazer uma mudança.
5 – Falta de exercício físico
Muito é falado sobre o sedentarismo, porém não há como fugir, a falta de atividade física sempre irá bater na porta quando o assunto é saúde, seja ela mental ou não.
Não há necessidade de participar de uma maratona ou se comprometer a exercícios físicos muito massantes, mas pode ser muito bom procurar exercícios, a probabilidade que você note uma diferença no seu estado de espírito depois de fazer 20 minutos de yoga na sua hora de almoço por exemplo, ou sair para uma caminhada depois do trabalho é bastante alta.
6 – Pouco contato com a natureza
Vários estudos provam que o contato com a natureza tem um grande benefício para saúde, porém muitas pessoas acabam não dispondo de tempo ou disposição para ir de encontro ao verde.
A natureza promove sentimentos de calma e atenção. Quando foi a última vez que você saiu e ficou totalmente cercado de verde? Tente encaixar em sua rotina diária uma ida ao parque ou praia por exemplo, mesmo que seja só por cinco minutos!
7 – Dieta desbalanceada
Alguns estudos têm mostrado que a falta das vitaminas B e/ou D e o glúten estão relacionados com o humor deprimido. Cada indivíduo é diferente, mas exames de sangue para um check-up geral, onde constem as vitaminas B e D ( deve ser especificado, pois estes exames são raros e não incluem na lista de rotina solicitada pelos médicos) e consultar um naturopata, nutricionista, ou terapeuta holístico pode beneficiá-lo.
8 – Estresse
Pesquisas têm demonstrado que o estresse crônico pode levar à depressão. Se não há como diminuir algumas de suas responsabilidades, permita-se reduzir suas expectativas enquanto seu desempenho. Cometer erros, desistir e pedir ajuda são benéficos. Em outras palavras, pare de tratar a si mesmo como uma máquina e deixe-se ser humano.
9 – Excesso de trabalho
Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que ser adulto é abandonar as brincadeiras e levar a vida totalmente a sério, porém levar isso de forma muito rígida pode te afundar.
Não acredite que você só tem permissão para se “divertir ” uma vez que o trabalho esteja feito. Considerando, o fato de que sempre haverá algo mais a fazer – uma outra conta para pagar, outro projeto para ser concluído, ou outra carga de roupa para lavar – chances são que, você está se preparando para uma vida que não é muito agradável. Permita-se fazer algo que goste fora de sua programação diária. Esta poderia ser uma atividade, ou poderia ser deitado no sofá olhando para o teto, curtindo um benéfico ócio por exemplo.
10 – Hormônios desequilibrados
Desequilíbrios ou deficiências nos níveis de estrógeno, progesterona e cortisol estão correlacionados com depressão. Considere ser avaliado nestas áreas para descartar este fator desencadeante de depressão.