Fenômeno maravilhoso é provocado pela interação entre lava e enxofre. No final dessa postagem você poderá conferir um vídeo mostrando o quão isso bonito pode ser.
Na província de Java Oriental, Indonésia, o gigantesco complexo vulcânico Kawah Ijen se estende por 22 quilômetros. Além de suas proporções impressionantes, os vulcões dali chamam a atenção por outro aspecto – a lava. Quando entram em erupção, ao invés de expelirem a tradicional substância laranja que todo mundo conhece, eles ejetam um material que exibe uma coloração azul. Na verdade, quando o magma chega à superfície, ele vem com as mesmas propriedades encontradas em qualquer erupção vulcânica: temperatura entre 600 e 900 graus Celsius, viscosidade e lentidão nos movimentos, e – sim – cor alaranjada.
Mas então o que causa esta aparência incrível, quase surreal, da lava dos vulcões de Kawah Ijen?
A química explica. A cor puxada para o vermelho é provocada pela altíssima emissão de radiação térmica do magma. O azul surge da queima de um outro elemento, o enxofre, que também é emitido da terra junto com a rocha derretida.
Em um ensaio sobre os vulcões da região de Java Oriental, o fotógrafo Reuben Wu fez registros maravilhosos da lava azul. Veja algumas fotos abaixo:
Vamos fingir que você ainda não está encantado com essa beleza toda, e mostrar um vídeo, onde você poderá observar ainda mais esse fenômeno, que mais parece uma edição de photoshop, mas feita pela natureza.
Refêrencias do texto: