Plantas tóxicas que muitos temos em casa

Apesar de parecerem inofensivas, algumas plantas são vilãs na decoração e devem ser evitadas em casas. A seguir iremos listar plantas tóxicas, que podem causar problemas comuns como alergias até problemas mais sérios como a morte. A maioria só causa maiores problemas se ingeridas, portanto se você tiver algum animal de estimação em casa, ou criança, retirei imediatamente do alcance. Outro cuidado importante é sempre lavar bem as mãos depois de trabalhar nas plantas e folhagens, para não transportar a substância.

1 – Comigo-ninguém-pode

b2

Possui uma estrutura perigosa, é altamente venenosa pois possui cristais de oxalato de cálcio e outras substâncias tóxicas. Em casos de contato com o organismo, por causar a morte por asfixia.

2- Alamanda

b3

É um arbusto, muito usada com trepadeira. Tem grande utilidade na medicina popular, como purgante. Porém, o mal uso, pode resultar em distúrbios gastrintestinais intensos

3 – Mamona

b4

Ela possui um componente chamado ”ricina”, presente em toda planta, que se ingerida, pode matar em até 36h.

4- Chapéu-de-Napoleão

b5

É um arbusto baixo, de até 2-3 metros de altura, possui flores amarelo ouro, muito fragrantes e bonitas, possui sementes grandes, com aparência recurvada do chapéu de Napoleão, muitas vezes confundidas com nozes, mas extremamente tóxica devido ao seu conteúdo em glicosídeos cardíacos.

5- Cinamomo

b6

Também conhecida como “cedro branco”, possui frutos redondos. Esta arvore é nativa ornamental do Oriente. Muito usada para sombrear calçadas. Tem folhas e frutos altamente tóxicos para humanos e animais, excluindo os pássaros, que se alimentam de seus frutos.

6-  Copo-de-leite

b7

Quem tem essa planta em vaso, deve mante-la em terra sempre úmida. Esta planta dá flores na primavera, de cores variadas, branco, rosa, amarelo, vermelho e roxo, muito bonitas. Quando cortadas, são muito boas para arranjos internos, duradouras, em vasos de água. Esta planta é tóxica por seu conteúdo de oxalato de cálcio.

7- Tinhorão

b1

É uma folhagem bicolor, que se expande por rizomas e gosta da meia sombra. Muito agradável à vista, no entanto, é altamente tóxica, pois contém oxalato de cálcio em suas folhas e caules.


William Candaten

Gaúcho de apartamento, graduado em Educação Física e estudante de Nutrição, aficionado por ciências humanas e biológicas. Curioso e preguiçoso, pesquisa tudo que ouve e não sabe, exceto se for cair na prova.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *