Homens: Saibam como cuidar da barba

Se você é do time dos homens que têm a barba mais comprida, precisa de cuidados específicos. Se você prefere fazê-la sempre e ficar sem pelos, precisa de outros tipos de cuidado. O que não pode é achar que a barba não pede nenhuma atenção. E não tenha medo de se cuidar: homem vaidoso e bem-cuidado é tudo de bom – e faz o sempre o maior sucesso!

Você tem barba mais longa?

1. Então, tem que prestar atenção à higiene dela, a barba também acumula impurezas ao longo do dia e, por isso, precisa ser higienizada diariamente. Se tem bigode, é preciso redobrar os cuidados, pois ele entra em contato direto com alimentos e bebidas. O melhor a fazer é lavar o rosto duas vezes no dia ou após as refeições com um sabonete neutro, que agride bem menos sua pele. Se a intenção é deixar os pelos mais macios, na hora do banho aplique um pouco de condicionador, o mesmo que usa para o cabelo, e deixe agir por até três minutos. Faça isso até três vezes na semana para não criar oleosidade extra na pele.

2. É importante cortar um pouco os pelos, pra deixar a barba aparada e uniforme, nesse caso vale usar a tesoura ou até o barbeador elétrico, depende do que deixa você mais à vontade. Mas um produto é super necessário: o creme de barbear. Escolher um que contenha silicone na fórmula, pois melhora o deslizamento da lâmina e diminui o atrito, reduzindo as irritações.

3. Deixar a barba crescer pra esconder a acne nunca é uma boa opção. O ideal é se consultar logo com seu dermatologista, que vai lhe prescrever produtos para tratamento ou antibióticos, além de sabonetes para pele oleosa e produtos bactericidas para evitar os cravos e espinhas na região.

4. Mesmo sendo raro, alguns homens podem desenvolver dermatite seborreica (a popular caspa) na barba. Para esses casos, o ideal é usar xampu anticaspa (que precisa ser receitado pelo dermatologista, já que muitos acabam sendo manipulados). Seu médico também pode rever alguns de seus hábitos, como lavar a barba na água muito quente, que torna a pele oleosa e aí provoca a caspa.

Se você prefere fazer a barba sempre…

1. Um dos problemas mais recorrentes pra quem usa lâmina todo dia (ou quase) é a foliculite, que se trata da inflamação dos folículos pilosos, deixando o rosto avermelhado e inflamado, com aspecto de acne em alguns casos. Para evitar o problema, o ideal é passar a lâmina no sentido de crescimento dos pelos, use lâminas boas e novas, pra que não seja preciso passá-la muitas vezes no mesmo lugar. Vale lembrar que é básico trocar a lâmina após usá-la por cinco ou seis vezes e nunca empreste ou divida com outra pessoa.

2. A hora certa pra fazer a barba é sempre depois do banho, já que a pele está mais macia e hidratada, o que evita possíveis ferimentos. Use sempre produtos específicos e hidratantes para se barbear, ok?

3. Depois da barba feita, aplique loção pós-barba sempre sem álcool. Isso porque o álcool acaba irritando a pele, deixando-a mais sensível.

4. Uma solução para reduzir o volume dos pelos (pra quem tem barba muito grossa) ou mesmo para fazer menos vezes a barba na semana é optar por algumas sessões de depilação com laser ou luz intensa pulsada. Com esses tratamentos, o pelo afina e nasce mais lentamente, o que vai evitar que você desenvolva foliculite ou alergias provocadas pela lâmina. Converse com seu dermatologista para saber qual o método mais indicado a você e quantas sessões serão necessárias. Se não quiser sumir totalmente com os fios de barba, basta fazer um número menor de sessões. Após chegar ao resultado desejado, você precisa fazer a manutenção com aplicação do laser ou luz pulsada uma ou duas vezes no ano. Esses dois tratamentos também são úteis para homens que gostam de depilar o peito.

Texto feito por a médica Daniela Hueb.
Via JC


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *