Após 2 mil anos, antiga praia romana soterrada por vulcão reabre ao público

Uma antiga praia romana retornou à vida cotidiana dos italianos ao ser reaberta no mês passado, após quase dois mil anos. Situada em Herculano, a área foi afetada em 79 d.C. pela erupção do Vesúvio, que cobriu a cidade inteira, assim como a vizinha Pompeia.

Foto: Ercolano – Parco Archeologico/ Facebook/ Reprodução

O único detalhe é que, por enquanto, a orla marítima será recriada apenas na imaginação dos visitantes, pois o mar de Herculano foi soterrado pela erupção do vulcão e não existe mais atualmente.

A antiga areia vulcânica preta também foi substituída para evitar problemas de acessibilidade. O novo material escolhido, no entanto, é da mesma cor e busca preservar as características originais do local.

Se voltarmos a cabeça para onde outrora esteve o mar, tornamo-nos exploradores modernos do imenso manto de fluxos vulcânicos que cobriu a cidade em poucas horas– Francesco Sirano, diretor do Parque Arqueológico de Herculano

Descoberta em 1709, Herculano é notável, assim como Pompeia, por ser uma das poucas cidades antigas quase intactas, com grandes áreas preservadas pelas cinzas vulcânicas. Na época da erupção, enquanto Pompeia funcionava como um centro comercial, Herculano abrigava as residências de romanos abastados.

Durante a cerimônia de reabertura da praia romana, o ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano, declarou que o local “está se tornando uma joia”. Uma lei orçamentária destinou novos recursos para as escavações, ressaltando o potencial do espaço.

Estamos em uma das áreas arqueológicas mais importantes do mundo– disse, em comunicado

Restos mortais na praia romana

Quem passar pelo local poderá ver a ossada de pessoas encontradas ali. Estima-se que 330 moradores tentavam fugir da erupção do Vesúvio com animais como cavalos e mulas quando foram pegas de surpresa, no meio da noite, pela chegada da primeira nuvem de fogo.

Segundo com comunicado emitido pelo Ministério da Cultura da Itália, a temperatura superior a 400º causou a morte instantânea, por choque térmico, de todos os habitantes de Herculano. As ondas de lama vulcânica cobriram o resto de seus corpos, selando-os na posição em que se encontravam.

Os fugitivos, inclusive, carregavam consigo objetos preciosos, como moedas e joias. Acredita-se que eles aguardavam um resgate pelo mar da praia romana.

Foto: Ercolano – Parco Archeologico/ Facebook/ Reprodução

Via Náutica 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *