Os homens sentem medo de mulheres inteligentes?

Um estudo publicado na Personality and Social Psychology Bulletin revela que os homens costumam demonstrar interesse por mulheres inteligentes, mas só na teoria. Eles até se sentem atraídos pela ideia de namorar uma mulher inteligente, mas parece que se mostram inseguros demais para lidar com essa situação.

Os participantes fizeram um teste, que os pesquisadores informaram que era de inteligência. Depois, eles foram avisados que conheceriam uma mulher que tinha obtido uma pontuação melhor do que eles no mesmo teste.

Todos eles qualificaram a moça como um par romântico desejável em longo prazo. Até aqui tudo bem, essa era a teoria. Mas e na prática?

Fragilidade masculina?

Como “num passe de mágica” ela deixava de ser tão atrativa aos olhos deles. Sempre que conheciam uma candidata que acreditavam ter se saído melhor, os homens “se distanciavam mais”, classificando-a como menos atraente. Além disso, demonstravam menor desejo de trocar informações de contato ou até de planejar um encontro com elas.

Um outro estudo, publicado no Quarterly Journal of Economics, que se dedicou a analisar homens que estavam num relacionamento, chegou a uma conclusão parecida, demonstrando que os homens “não valorizam a inteligência ou a ambição das mulheres quando excedem a sua própria”, pois a ambição foi um dos fatores considerados por eles como determinante para o término de um namoro ou casamento.

Quando os homens falam sobre o que consideram atraente em uma mulher, eles hipoteticamente valorizam a inteligência acima de qualquer outro traço, sendo ela supostamente determinante para um relacionamento de sucesso.

Mas quando eles se depararam com a possibilidade de conhecer verdadeiramente uma mulher mais inteligente, demonstravam menor atração e desejo de sair com ela.

“Sentimentos de masculinidade diminuída foram responsáveis pela diminuição da atração dos homens por mulheres que os superaram no contexto de interação ao vivo”, afirmaram os cientistas responsáveis pela pesquisa.

Não podemos generalizar

É claro que não podemos generalizar. Essas conclusões não querem dizer que todos ou mesmo a maioria dos homens se sentem ameaçados por mulheres inteligentes. Talvez você conheça alguns que apoiam as carreiras profissionais das suas parceiras e se sintam muito orgulhosos da sua inteligência.

No entanto, esses resultados nos fazem refletir: mesmo se o homem disser que gostaria de sair com uma mulher inteligente, ele de fato se sentiria atraído se ela estivesse na sua frente?

Talvez tudo isso dependa da autoestima e da maturidade de cada um, mas vale a pena levar essas informações em conta para saber como agir e administrar as possíveis frustrações.

Os estudos também nos ajudam a compreender por que se relacionar é tão complicado. Nem sempre sabemos o que queremos, mesmo quando pensamos que sabemos.

Os pesquisadores acreditam que esse comportamento esteja diretamente ligado à masculinidade. Os homens se sentem ameaçados quando percebem que vão conhecer pessoalmente uma mulher mais inteligente.

Alguns psicólogos chegaram a dar dicas para aqueles que se sentem ameaçados ou minimamente com receio de conhecer uma mulher que demonstra ser superior intelectualmente.

De acordo com eles, ambos têm qualidades e atributos positivos, e o caminho talvez seja apreciar os seus pontos fortes, deixando de lado a ideia de frequentemente se comparar à companheira.

 

Via: Melhor com Saúde 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *