Você sente culpado por tudo? Esse texto é para você!

Sentir-se culpado não é o mesmo que ser culpado

A culpa assume muitas formas, quase tantas quantas pessoas e situações. No entanto, em um sentido geral, podemos experimentar cinco tipos principais de culpa:

1. Culpa “saudável”

Trata-se da “culpa do manual”, aquela que sentimos quando fazemos algo errado. Pode ser devido a danos que causamos a outra pessoa – intencionalmente ou não – ou mesmo uma violação do nosso próprio código de ética. Podemos nos sentir culpados, por exemplo, por mentir ou insultar. Muitas vezes também nos sentimos culpados quando voltamos a velhos hábitos nocivos que pensávamos estar finalmente enterrados no passado, como fumar ou beber.

Esse tipo de culpa não é negativo em si – ou pelo menos não tão negativo. Se fizemos algo errado, a culpa nos adverte. Ativa o sentimento de responsabilidade pelos danos causados ​​e gera um sentimento de remorso ou arrependimento, um estado psicológico que nos impele a tentar reparar o que fizemos de errado. Nesses casos, o mais importante é não nos recriminarmos demais e assumir uma atitude proativa visando compensar nosso erro. Podemos nos desculpar com a pessoa e/ou pensar no que devemos fazer para não nos comportarmos assim novamente. Caso encerrado. Ponto.

2. Culpa por negligência

É esse tipo de culpa que sentimos quando não fazemos algo que deveríamos ter feito ou queríamos fazer. É a culpa que sentimos quando, por exemplo, sabemos que o dever nos chama, mas decidimos fazer outra coisa que seja mais agradável ou satisfatória. Ela é gerada quando procrastinamos ou adiamos decisões importantes e as coisas acabam dando errado. Na verdade, esse tipo de culpa muitas vezes é gerado pela inação, quando não exercemos o autocontrole e sucumbimos aos nossos primeiros impulsos.

Esse tipo de culpa é difícil de administrar porque, a rigor, não fizemos nada de errado, o problema é que nos punimos pelo que não fizemos. Nós nos punimos por preguiça ou indiferença. Ou talvez porque não fomos capazes de antecipar as consequências de nossa negligência. Para nos libertarmos desse tipo de culpa, devemos reconhecer esses pensamentos desagradáveis ​​e aceitá-los, mesmo que eles nos façam sentir mal no início. A longo prazo, a aceitação radical será libertadora.

3. Culpa imaginária

A culpa muitas vezes nos arrasta por uma ladeira escorregadia, e é por isso que muitas vezes decorre de crenças irracionais . Portanto, se estivermos convencidos de que fizemos algo errado, nos sentiremos tão culpados como se o tivéssemos feito. Algumas pessoas, por exemplo, podem se culpar pelo distanciamento de outra pessoa, supondo que fizeram algo errado quando na verdade não o fizeram. As pessoas também costumam se culpar por acidentes com seus entes queridos, mesmo que não possam realmente antecipar os eventos e fazer qualquer coisa para evitá-los.

Nesses casos, antes de começarmos a nos acusar de ter cometido um crime e ficarmos no banco dos réus, devemos submeter nossas ideias ao “teste da realidade”. Antes de tudo, precisamos ter certeza de que o evento realmente aconteceu e não existe apenas em nossa imaginação ou é produto de uma distorção de nossas memórias. Se o evento pelo qual estamos nos culpando realmente ocorreu, o segundo passo é determinar nosso grau de responsabilidade. É provável que estejamos exagerando nosso poder de mudar o fluxo dos eventos.

4. Culpa por Limitação

Às vezes pensamos que somos o Super-Homem. Tendemos a acreditar que podemos fazer mais pelos outros. Ajude-os mais. Apoie-os mais. Dê-lhes mais. Também tendemos a acreditar que podemos lidar com tudo. É por isso que assumimos mais responsabilidades. Mais obrigações. Mais tarefas. A certa altura percebemos que temos limitações. Então podemos nos sentir culpados. Nos sentimos culpados por não ser o suficiente, não ajudar o suficiente, não dedicar mais tempo e recursos…

Esse tipo de culpa está frequentemente ligado ao desgaste da empatia e à síndrome de burnout . Na prática, decorre de uma percepção distorcida e da crença de que nada que fazemos é bom o suficiente. Isso nos leva a nos sacrificar constantemente e nos esforçar além de nossos limites até acabarmos emocionalmente exaustos. Para lidar com esse tipo de culpa devemos assumir nossas limitações como pessoas e entender que toda dedicação e sacrifício tem seus limites. Para cuidar dos outros ou fazer bem o nosso trabalho, devemos primeiro cuidar de nós mesmos.

5. Culpa do Sobrevivente

Este tipo de culpa é particularmente resistente e difícil de eliminar. É vivenciado por pessoas que sobreviveram a familiares e amigos em um acidente ou desastre. No entanto, também pode ser experimentado por aqueles que estão em melhor saúde do que seus amigos ou parentes ou aqueles que levam uma vida melhor ou mais confortável. A culpa do sobrevivente também pode torturar pessoas que acreditam ter tido oportunidades imerecidas na vida em comparação com aqueles que não tiveram.

Em muitos casos, esse tipo de culpa leva as pessoas a um comportamento autodestrutivo, por isso é importante lembrar que nenhuma quantidade de “punição” que impomos a nós mesmos pode desfazer o passado. Em vez disso, devemos encontrar força e inspiração nas pessoas importantes que podem não ter tido as mesmas oportunidades que nós, mas provavelmente gostariam que as aproveitássemos. Ou pense naquelas pessoas que não estão mais ao nosso lado, mas com certeza gostariam que fossemos felizes e usufruíssemos da vida.

A linha tênue que separa a culpa saudável da culpa neurótica

A culpa não é um sentimento agradável. Sobre isso não há dúvida. No entanto, nem sempre é negativo. A culpa também tem um componente adaptativo que é muito útil para as relações sociais.

Psicólogos da Universidade de Nova York manipularam os resultados de um teste sobre preconceito racial para fazer algumas pessoas se sentirem culpadas por suas respostas e descobriram que esses participantes eram mais propensos a tomar medidas positivas para reduzir seu preconceito.

Isso indica que a culpa funciona de duas maneiras: inicialmente pode nos fazer sentir mal e nos desencorajar a repetir o comportamento que nos fez sentir culpados, mas também pode estimular um comportamento positivo, focado em reduzir esse sentimento de culpa. A culpa pode nos ajudar a crescer como pessoas.

Esse tipo de culpa é adaptável. A culpa saudável é o que sentimos quando magoamos alguém ou nos arrependemos de um erro. Tem uma causa identificável e gera arrependimento genuíno. Portanto, nos incentiva a corrigir o dano e evitar que ele aconteça novamente. Sentimo-nos responsáveis ​​e queremos reconstruir a relação. Nesses casos, a culpa também atua como uma cola social que garante a convivência.

No entanto, às vezes não podemos reparar o dano ou voltar para evitar o erro. Quando não podemos compensar nada, mas ainda nos sentimos responsáveis, a culpa é exacerbada. Nesses casos podemos nos referir a uma culpa neurótica que pode acabar sendo patológica.

A culpa neurótica também ocorre quando os sentimentos associados a ela não estão ligados a uma causa específica. Sentimos a culpa como um fardo pesado, embora objetivamente não tenhamos nenhuma responsabilidade pelo que aconteceu. Então a vida se torna um pesadelo porque paramos de sentir culpa para nos sentirmos culpados. A culpa permeia completamente nossa imagem de nós mesmos e começamos a nos sentir indignos e inadequados.

Claro, é difícil viver completamente livre de culpa, mas podemos manter esse sentimento dentro de limites saudáveis ​​que podemos administrar. A culpa pode nos ajudar a nos entender melhor e a mudar algumas de nossas atitudes ou crenças erradas. No entanto, se permitirmos que cresça, pode acabar consumindo tudo.

Fontes:

Amodio, DM et. Al. (2007) Um modelo dinâmico de culpa: implicações para a motivação e autorregulação no contexto do preconceito. Ciência Psicológica ; 18(6):524-30.

Chiang, T. & Barrett, K.C. (1989). Uma comparação transcultural das reações das crianças à infração de um padrão: uma cultura de culpa vs. uma cultura de vergonha. Reunião da Sociedade para Pesquisa em Desenvolvimento Infantil, Kansas City, MO.

Grinder, RE & McMichael, RE (1963) Influência cultural no desenvolvimento da consciência: resistência à tentação e culpa entre samoanos e caucasianos americanos. Revista de Psicologia Anormal e Social ; 66(5): 503-507.

 

Créditos  ao site Rincón de la Psicología 

Traduzido por: Vida em Equilíbrio

Foto de capa: Ron Lach no Pexels


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *