O texto que vai te ajudar a conhecer o seu perfil psicológico e se entender melhor

O que te faz ser você?

Para responder a essa pergunta, você deve examinar sua personalidade.

A personalidade é o que nos define e nos diferencia dos outros, o que nos torna únicos e qualifica nossas reações ao mundo. É o padrão de atitudes, sentimentos e pensamentos que nos caracteriza e permanece relativamente estável ao longo do tempo.

As características de personalidade nos permitem estimar o impacto que determinados eventos terão sobre nós e, ao mesmo tempo, prever como responderemos a determinados eventos. Por essa razão, os psicólogos passaram décadas projetando diferentes formas de conhecer a personalidade .

O que um teste de personalidade pode te dizer?

Os testes de personalidade são estruturados em uma série de perguntas em forma de questionário ou imagens ambíguas, conhecidas como testes projetivos, que visam avaliar diferentes aspectos da personalidade.

Muitas das classificações e testes de personalidade modernos são derivados da teoria de Carl Jung, que publicou em 1921 o livro “Tipos Psicológicos” no qual criou quatro categorias funcionais para descrever a personalidade: sensação, intuição, pensamento e sentimento. 

De fato, um dos testes de personalidade mais conhecidos desenvolvidos por Katherine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers é baseado na teoria da personalidade de Jung. O teste foi projetado em 1943 para apoiar o recrutamento da força de trabalho durante a Segunda Guerra Mundial.

Briggs e Myers não pretendiam colocar as pessoas em categorias rígidas, mas, em vez disso, imaginaram o inventário como uma forma de ajudar as pessoas a entender melhor seus pontos fortes e qualidades para que pudessem aproveitá-las ao máximo.

Basicamente, eles queriam mostrar que todos podiam ser bons em alguma coisa. Com apenas quatro letras, Briggs e Myers criaram uma estrutura simples e positiva que nos ajuda a nos conhecer melhor. Eles se basearam em quatro traços para estudar a personalidade:

  • Extroversão (E) ou Intraversão (I)
  • Intuição (N) ou Sensação (S)
  • Pensamento (T) ou Sentimento (F)
  • Julgamento (J) ou Percepção (P)

De acordo com as respostas ao teste, são estabelecidos 16 tipos de personalidade que servem para descrever melhor o modo de ser de cada pessoa e suas preferências.

Outro dos testes de personalidade mais utilizados na área da Psicologia foi desenvolvido por Raymond Bernard Cattell. A partir de 1943, foi-lhe confiada a tarefa de construir um instrumento que medisse as dimensões fundamentais da personalidade.

Para isso, partiu dos trabalhos de Allport e Odbert, que encontraram no dicionário cerca de 4.000 adjetivos referentes à personalidade humana. Após uma inspeção cuidadosa, ele os agrupou em 180 categorias, que mais tarde ele reduziu para 45 e, finalmente, 16.

Os 16 fatores que Catell propôs para avaliar a personalidade foram: afetividade, raciocínio, estabilidade, dominância, impulsividade, conformidade grupal, ousadia, sensibilidade, suspeita, imaginação, astúcia, culpa, rebeldia, autossuficiência, autocontrole e tensão.

Quando ocorrem desvios extremos no teste, eles são tomados como evidência de desajustes de personalidade. Esses fatores de segunda ordem são: ansiedade, instabilidade emocional, agressividade, tensão ou frustração.

Claro, existem muitos outros testes de personalidade, mas basicamente todos eles tentam estabelecer um retrato o mais preciso possível das características, traços, preferências e tendências da pessoa, tanto no relacionamento consigo mesmo quanto nas interações com os outros e com ele. ambiente.

Assim, um teste de personalidade pode revelar o grau em que você expressa ou reprime seus sentimentos, seu nível de introversão ou extroversão nas relações interpessoais, quão racional ou impulsivo você é ao tomar decisões, quão importante você é para sua intuição, o grau de comprometimento você mostra para uma tarefa ou o quanto você gosta de novas experiências.

Conhecendo o seu tipo de personalidade: Que benefícios isso pode lhe trazer?

  • É um ponto de partida mais objetivo para a descoberta pessoal

Todos nós temos um viés otimista quando valorizamos a nós mesmos. Isso significa que tendemos a nos ver de uma forma muito mais positiva. Nós iluminamos nossos pontos fortes e tentamos esconder nossas deficiências. Nem sempre o fazemos conscientemente, muitas vezes é uma armadilha que nosso ego nos arma. No entanto, se não reconhecermos e aceitarmos nossas sombras, não poderemos crescer.

Nesses casos, responder honestamente às perguntas de um teste de personalidade pode nos dar uma imagem mais objetiva de nós mesmos. Pode nos ajudar a entender, por exemplo, que somos excessivamente sensíveis às críticas, muito exigentes conosco ou que estamos fechados à mudança. Esse conhecimento nos ajudará a detectar as áreas que podemos melhorar para chegar à nossa melhor versão.

  • Forneça explicações para ajudá-lo a se entender melhor

Talvez você sempre tenha odiado festas com multidões, falar em público com estranhos ou se sentir pressionado, mas nunca entendeu o porquê. Ou talvez você sempre tenha precisado de mais tempo do que os outros para tomar uma decisão ou se sentir confortável em novas situações e pensou que isso prejudicou ou foi um problema.

Um teste de personalidade pode lhe dar respostas para aquelas perguntas que você sempre se fez sobre si mesmo. Isso o ajudará a entender melhor certos traços, tendências e preferências, bem como as coisas que você não gosta ou com as quais tem dificuldade em lidar. Se você fizer um exercício de introspecção, poderá até descobrir os acontecimentos da vida que contribuíram para consolidar esses traços de personalidade, que darão alguma lógica e sentido à sua vida.

  • Facilita a tomada de decisões importantes na vida

Um teste de personalidade permitirá que você entenda melhor seus pontos fortes e fracos. É como um microscópio focado em você que vai revelar suas qualidades e preferências. Isso permitirá que você tenha uma imagem mais clara de quem você é naquele momento, o que pode facilitar a tomada de decisões importantes na vida.

Estar ciente de suas qualidades, por exemplo, permitirá que você escolha uma carreira de acordo com seus interesses na qual possa dar o melhor de si ou optar por um trabalho em que se sinta confortável e possa brilhar. Também permitirá que você planeje seu roteiro vital, escolha as pessoas que o complementam e com quem se sente mais confortável ou opte por aquelas experiências que realmente o preencherão. Como resultado, você acabará se sentindo mais feliz e mais satisfeito com suas decisões.

  • Fonte de novos desafios para continuar crescendo como pessoa

O efeito Forer, também chamado de falácia de validação pessoal, ocorre quando você acredita diretamente em declarações que podem ser verdadeiras para muitas outras pessoas. Nesse caso, você pode acabar deixando que essas declarações condicionem sua vida e se tornem uma profecia auto-realizável.

Portanto, se você fizer um teste de personalidade, é importante usar seus resultados para crescer. Se você descobrir que é muito introvertido ou próximo de novas experiências, em vez de assumir isso como uma realidade imóvel, você pode estabelecer novos desafios que o ajudam a desenvolver essas áreas de sua personalidade.

Afinal, como revelou um estudo realizado na Universidade de Edimburgo, não somos a mesma pessoa aos 14 anos e aos 77. De fato, outra pesquisa realizada na Universidade de Warwick revelou que em apenas dois anos, mudanças significativas em nossas vidas podem levar a transformações pessoais.

Por fim, vale esclarecer que nenhum teste de personalidade é válido. Existem muitos testes de personalidade online que não são apoiados pela ciência. Portanto, se você deseja conhecer seu perfil psicológico, certifique-se de escolher um teste que seja pelo menos validado por uma plataforma de atendimento psicológico .

Fontes:

Harris, MA et. Al. (2016) Estabilidade da personalidade dos 14 aos 77 anos. Psicologia do Envelhecimento ; 31 (8): 862-874.

Boyce, CJ et. Al (2013) A Personalidade é Fixa? A personalidade muda tanto quanto os fatores econômicos “variáveis” e prediz mais fortemente as mudanças na satisfação com a vida. Pesquisa de Indicadores Sociais; 111 (1): 287-305.

 

Via Rincón de la Psicología


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *