Isso é um círculo? A sua resposta revela algo muito interessante sobre você

Se alguém lhe perguntasse se a forma que aparece na imagem é um círculo, o que você responderia?

Foi exatamente essa a pergunta que os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia fizeram a um grupo de pessoas. E suas respostas revelaram algumas características de sua personalidade, modos de pensar e ver a vida.

Quanto desvio da norma você pode suportar?

No experimento, os psicólogos mostraram aos participantes diferentes tipos de figuras geométricas, também quadrados e retângulos, apenas que algumas formas eram perfeitas e outras não. Seu objetivo era verificar o nível de tolerância em relação aos desvios da norma.

Os participantes responderam a um questionário que indagava sobre suas opiniões sobre diferentes políticas sociais, como a legalização da cannabis, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o financiamento governamental do estado de bem-estar social.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que afirmavam que a velha imagem era um círculo tendiam a ter tendências mais liberais e estavam mais abertos a novas propostas. Por outro lado, aqueles que afirmaram que não se tratava de um círculo apresentaram ideias mais conservadoras.

Na prática, reconhecer um círculo em uma figura imperfeita implica que somos mais tolerantes com os desvios da norma, de modo que estamos mais propensos a aceitar as diferenças sociais e estamos mais abertos a novidades e mudanças.

Pelo contrário, as pessoas que se apegam à tradição não reconhecem o círculo porque é uma figura imperfeita que se afasta muito da norma. Essas pessoas tendem a ser mais rígidas no pensamento, preferem ficar na sua zona de conforto e aderir às regras sociais, por isso apresentam maior resistência à mudança e são mais relutantes em aceitar desvios do que está estabelecido.

Viés de negatividade, a origem do pensamento liberal ou conservador

Por que algumas pessoas têm a mente mais aberta e outras mais conservadoras? Um estudo realizado na Universidade de Nebraska nos dá algumas pistas sobre a origem de nossa mente aberta ou de nossa necessidade de nos apegar ao conhecido.

Nesse caso, os pesquisadores avaliaram as reações fisiológicas e emocionais das pessoas a imagens desagradáveis ​​de conteúdo aversivo, como ver feridas purulentas ou pessoas comendo vermes.

Eles descobriram que as pessoas mais conservadoras, apegadas à estabilidade e tradição, mostraram respostas mais intensas. Por outro lado, as pessoas mais liberais, partidárias da inovação e da reforma, foram menos afetadas por essas imagens.

Essa diferença nas reações se deve principalmente ao viés da negatividade . Na prática, todos nós temos a tendência de prestar mais atenção aos estímulos negativos do que aos positivos, um atraso evolutivo que nos ajuda a detectar perigos e permanecer seguros. No entanto, nem todos manifestamos esse viés negativo com a mesma força.

Pessoas que têm um viés de negatividade mais forte e mostram respostas fisiológicas mais intensas a estímulos aversivos, reagindo com extrema sensibilidade e repulsa, são mais propensas a adotar uma abordagem preventiva que reduza as chances de eventos negativos ocorrerem ou pelo menos mitigar suas consequências. 

Esse excesso de cautela permite que se “protejam”, mas também os leva a assumir uma visão mais conservadora da vida, o que muitas vezes implica aferrar-se ao que se chama de tábua de salvação diante da incerteza gerada pelo novo.

Portanto, se para você o número inicial não é um círculo, é provável que você tenha um viés negativo mais intenso que o empurra a ficar na sua zona de conforto e apoiar medidas sociais que mantenham o status quo.

Fontes:

Okimoto, TG & Gromet, DM (2016) As diferenças na sensibilidade ao desvio explicam em parte as divisões ideológicas no apoio à política social. Jornal da personalidade e psicologia social ; 111 (1): 98-117.

Hibbing, JR et. Al. (2014) As diferenças no viés da negatividade estão subjacentes às variações na ideologia política. Behav Brain Sci ; 37 (3): 297-307.

Créditos ao site Rincón de la Psicología

Traduzido por Vida em Equilíbrio


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *