Conheça e pratique meditação para minimizar os sintomas da ansiedade

* Cláudio Brito

Você só tem um momento em que pode trabalhar e ser útil, que é o presente, o aqui e o agora. Algumas pessoas têm o foco em problemas e situações do passado, que quando mal resolvidos podem levar à depressão, mas é importante lembrar que não é possível agir sobre uma situação que já ocorreu. Em contrapartida, outras pessoas são fixadas no futuro, visualizam e projetam cenários do que podem acontecer, sejam positivos ou negativos, e são esses indivíduos que podem ser chamados de ansiosos.

Alguns métodos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas ansiosas, como a organização, auxílio terapêutico, prática de atividades físicas e meditação, que podem ser direcionados para o problema. É possível praticar a meditação em qualquer ambiente, sem nenhum tipo de equipamento e, com o desenvolvimento do hábito, fica ainda mais simples melhorar os sintomas da ansiedade.

Uma delas trabalha na presença, uma vez que no presente o passado não existe e o futuro ainda vai acontecer. Para meditar basta sentar ou deitar em uma posição confortável, fechar os olhos e trabalhar a imaginação: visualize a terra em seu formato global e os seus pés tocando o chão, sentindo a vibração deste planeta.

Com o decorrer da prática, imagine uma bolha envolvendo o seu corpo de maneira suave e devagar, expulse da bolha pensamentos negativos e do futuro, onde você não pode agir. Mande embora as reflexões relacionadas ao rancor ou ódio de pessoas e de situações que não levam a nada de bom.

Dentro da bolha que imaginou há segurança e sentimentos positivos, de amor e de gratidão, energias de expansão que trazem benefícios, gerando calma e equilíbrio para a sua mente. Ao contemplar essas energias, sua mente também é elevada a um novo cenário, além do que existe a sua volta. Para finalizar e retornar ao seu estado de espírito e ambiente físico, é importante levar consigo as sensações de paz e os pensamentos positivos, que garantem um dia mais tranquilo, além de oferecer mais saúde mental para os praticantes.

 

Claudio Brito é mentor de mentores e CEO Global Mentoring Group, um grupo internacional focado na alta performance de mentores, baseado nos Estados Unidos. Especializado em Marketing Digital pela Fecap-SP e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, tem 21 anos de experiência e treinou com mestres como Alexander Osterwalder, Steve Blank e Eric Ries. Além disso, é frequentador assíduo de treinamentos de alto impacto em Babson, Harvard e MIT – Massachusetts Institute of Technology.

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *