Casos leves de Covid-19 se manifestam de 7 formas diferentes, diz estudo

Uma pesquisa publicada no último sábado (31) no periódico científico Allergy revela que a Covid-19 se manifesta de sete maneiras diferentes em casos leves. O estudo, conduzido por cientistas da Universidade Médica de Viena, na Áustria, também aponta que o novo coronavírus traz mudanças significativas ao sistema imunológico dos infectados, mesmo 10 semanas após a infecção.

O estudo analisou 109 pessoas infectadas e outras 98 saudáveis, detectando os seguintes sintomas relacionados à doença:

1. Sintomas semelhantes aos da gripe (como febre, calafrios, fadiga e tosse);
2. Sintomas parecidos aos do resfriado comum (como rinite, espirros, garganta seca e congestão nasal);
3. Dores articulares e musculares;
4. Inflamação ocular e da mucosa;
5. Problemas pulmonares (trazendo pneumonia e falta de ar);
6. Distúrbios gastrointestinais (incluindo diarreia, náusea e dor de cabeça);
7. Perda do olfato e paladar.

Segundo o imunologista Winfried F. Pickl, líder da pesquisa, os sintomas relacionados à perda de olfato e do paladar afetam predominantemente indivíduos com um sistema imunológico jovem. “Isso significa que fomos capazes de distinguir as formas primárias da Covid-19, como as que são sistêmicas (por exemplo, grupos 1 e 3) das que atingem especificamente um órgão”, explica Pickl, em nota.

Ao mesmo tempo, os cientistas descobriram que o novo coronavírus muda significativamente o sangue das pessoas infectadas, agindo como uma impressão digital, mesmo semanas após a contaminação. Por exemplo, o número de granulócitos (células de defesa presentes no sangue) em pessoas com a Covid-19 é significativamente menor do que o normal.

 

Fonte: Revista Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *