Usar máscara faz mal? Médico experimenta usar 6 máscaras medindo os níveis de oxigênio no sangue

Um médico irlandês tem ouvido tantos pacientes mal informados que perguntam se o usar máscara faz mal ao prejudicar o nível de oxigênio no sangue que ele decidiu fazer um pequeno experimento em câmera: mediu a saturação de oxigênio enquanto vestia 6 máscaras faciais.

Médico colocando a primeira máscara facial
Médico colocando a segunda máscara facial
Médico colocando a terceira máscara facial
Médico colocando a quarta máscara facial
Médico com 6 máscaras faciais no rosto

No vídeo curto o Dr. Maitiu O Tuathail, que afirma ser clínico geral em seu perfil do Twitter, coloca seis máscaras faciais médicas descartáveis no rosto enquanto usa um sensor de saturação de oxigênio no dedo. A saturação permanece entre os normais 99-98% na tela do equipamento.

O vídeo do médico colocando as 6 máscaras faciais

https://youtu.be/t11ZqCsdR8s

Mas eu estou respirando meu próprio CO2

Sim, você respira o próprio CO2 que exala na máscara, mas lembre-se que o CO2 exalado fica apenas entre 4 e 5% do ar que você solta. Além do mais o volume de ar preso na máscara é muito pequeno perto do seu volume pulmonar, a quantidade de ar que cabe nos pulmões. Em repouso você respira cerca de meio litro de ar.

Para facilitar a conta suponhamos que fiquem 50ml de ar exalado preso na máscara (me parece muito menos, na realidade). 5% disto seriam 2,5ml de dióxido de carbono inspirados novamente em meio litro de inspiração. Isso é possivelmente bem menos do que o CO2 que fica preso no seu sistema respiratório em repouso toda vez que você solta o ar. Uma quantia irrisória que não seria suficiente para afetar seus níveis de oxigênio do sangue significativamente.

 

Via Hypescience 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *