Saúde

Como fazer alguém que não quer usar máscara mudar de ideia?

Pode ser um familiar próximo, talvez um amigo ou conhecido. Quem sabe um colega. É bem possível que você conheça pessoas que resistem usar máscara em público, apesar de ser uma prática fundamental durante a pandemia. Como convencer essas pessoas a usarem máscara?

É importante ter em mente que é possível fazer as pessoas mudem de ideia sobre usar máscaras faciais. Pode ser uma conversa difícil já que pessoas tem percepções de risco, vulnerabilidades psicológicas e físicas diferentes.

É importante não deixar que um estado emocional atrapalhe a conversa em ambos os lados, a mensagem dificilmente será transmitida adequadamente se você agir com nervosismo e exaltação ou se a outra pessoas estiver se sentindo assim.

Gritar “ponha máscara” não vai convencer ninguém a usar máscara

Talvez a gente queira dizer: “Eu quero que coloque uma máscara quando for visitar o pai”. Mas seu irmão ou irmã ouve assim: “Estou bravo contigo porque você está agindo de maneira negligente”.

Você certamente já tentou conversar no telefone com uma conexão falha ou com ruído. As vezes é impossível transmitir o que quer falar nestes casos, as vezes transmite de maneira truncada e na maioria delas a mensagem pode ser mal interpretada.

Curiosamente a resposta emocional pode piorar durante a pandemia, pois é um estressor. E a comunicação tende a ser ainda pior com mentes exaltadas.

Outro ponto a considerar é que não usar uma máscara pode ajudar uma pessoa a se sentir no controle da própria sua identidade. Uma pessoa que não se considera “fresca” pode ficar exaltada quando é solicitado que ponha uma máscara.

Quando alguém se exalta, mesmo que apenas fique na defensiva, fica menos propensa a assimilar ou avaliar fatos adequadamente.

Portanto contrariar uma opinião pode fazer o outro fechar seu entendimento para as novas informações que você apresente e, pior, fortalecer sua idéia errônea.

Como convencer alguém a usar máscara facial

Para uma boa comunicação devemos estar preparados.

Você certamente quer que o relacionamento que tem com essa pessoa continue em bons termos para que a conversa flua bem.

E você tem que lembrar que pode não mudar completamente, talvez nada na opinião de alguém. Mas pode negociar o comportamento para a situação específica: “você tem liberdade para fazer o que bem entender, mas quando visitar o pai, pode usar máscara?”

Valores em comum e respeito

Valores morais, quando identificados e respeitados reduzem a exaltação e ajudam a negociar atitudes.

Dizer “vejo que é fundamental o seu ceticismo e concordo já que a cada momento se descobre algo novo, mas hoje sabemos que mesmo os mais saudáveis podem ter infecções gravíssimas. Por favor, poderia colocar sua máscara durante a visita?” pode ser útil.

Ao invés de mandar alguém colocar a máscara você pode perguntar porque a pessoa não está usando. Isso pode levar a um diálogo e isso aumenta a chance de ser ouvido, reduzindo a exaltação.

Como usar a empatia

A empatia nos permite compreender as razões de alguém mesmo quando a sua opinião é oposta.

Você pode falar algo como “Eu te entendo perfeitamente! Parece que a gente não pode controlar a própria vida e muitas dessas coisas parecem não fazer sentido” ou “é possível que eu esteja sendo cauteloso demais, eu usava cinto de segurança antes de ser obrigatório!” e concluir “mas use máscara quando for ver o pai, por mim e por ele, por favor”.

Conversem sem julgar

Algumas evidências nos EUA mostram que certos grupos de homens: geralmente politicamente conservadores, com pouco conhecimento em saúde, que apoiam a masculinidade tradicional costumam ser os que mais se recusam a usar máscara.

E conversar sem julgar é fundamental para a eficácia na comunicação.

Sem julgar, ouvindo, usando a empatia, fatos sólidos e clareza é possível evitar a exaltação emocional ou a defensiva que bloqueia a assimilação de novas informações nas conversas com as demais pessoas. [The Conversation]

Via Hypescience 


Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *