A importância da respiração e do exercício consciente nestes momentos

Estamos passando por algo novo e desconhecido. Nossos esquemas de segurança são questionados e o que há pouco tempo considerávamos normal e cotidiano, deixou de ser. Instituições, líderes e autoridades políticas são tão confusos e inseguros quanto o cidadão comum. O mundo inteiro de repente se sente nu e perdido, caminhando como um cego em uma guerra que ele não esperava.

Tantas mudanças, incertezas e perda de controle tornam nossas emoções e pensamentos mais ativos do que nunca. É um momento altamente emocional e, em última análise, também muito estressante.

Apesar da má fama que esta palavrinha possui, o estresse não é algo ruim em si, pois é uma reação defensiva do nosso corpo que se ativa diante de uma ameaça de perigo para poder nos antecipar e defender através da luta ou escapar de uma situação perigosa. Quando a ameaça passa, nosso corpo relaxa e funciona normalmente novamente.

O problema surge quando o estímulo que aciona esse alerta em nós não desaparece e o sistema nervoso simpático continua superativado, fazendo com que uma resposta saudável deixe de sê-lo. Dada a situação complexa em que vivemos, isso é o que está acontecendo com a maioria dos nossos organismos hoje. A incerteza e a perda de controle ameaçam nossa sensação de segurança, fazendo com que liberemos mais cortisol e adrenalina do que é bom para nós.

Esses hormônios aumentam o batimento cardíaco, a pressão arterial, a tensão muscular, a glicose no sangue e no cérebro e diminuem o funcionamento do sistema imunológico, digestivo e reprodutivo, entre outros. Sentimo-nos preocupados e alertas, com dificuldade em relaxar e nos divertir. Podem aparecer sintomas como ansiedade, depressão, doenças cardíacas, dor de cabeça, ataques de pânico, dificuldade em dormir, etc.

É por isso que é tão importante encontrar recursos que nos ajudem a neutralizar essa reação natural do corpo, ativando outras respostas do nosso corpo que nos ajudem a relaxar e passar por este momento com mais calma e paz. Fortalecer nosso corpo e sistema imunológico por um lado e sentir-se mais calmo emocionalmente, por outro.

Para isso contamos com um precioso hormônio e neurotransmissor chamado oxitocina que é ativado estimulando nossos sentidos de uma forma agradável, seja pelo contato com outra pessoa, seja por pensamentos ou sentimentos positivos.

Alguns efeitos desse hormônio:

– Aumenta a confiança entre as pessoas

– Promove empatia

– Diminua o medo

– Aumenta o controle da ansiedade

– Baixa pressão arterial

– Baixa sensibilidade à dor

– Aumenta a calma e o relaxamento

Assim como há coisas que não dependem de nós e não podemos controlar, há outras que podemos fazer para enfrentar e fazer algo com o que vivemos. Meditação, ioga, chi kung e bioenergética são algumas das ferramentas essenciais que temos para reduzir o estresse neste momento. Também ria, compartilhe, se sinta reconhecido e faça coisas que nos dão prazer e alegria.

Via Bioguia


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *